Destaques, Notícias gerais › 11/06/2015

Acervo da JAC passa a integrar arquivo da Arquidiocese de Natal

José Cavalcante e Anália Pereira, integrantes da JAC, durante entrega do acervo do movimento ao arquivo da Arquidiocese de Natal (Foto: Luiza Gualberto)

O acervo documental da Juventude Agrária Católica (JAC), vai passar a integrar o arquivo da Arquidiocese de Natal. A entrega aconteceu nesta quinta-feira (11), por dois integrantes do movimento, no Rio Grande do Norte, José Cavalcante e Anália Pereira. O acervo consta de documentos, como o estatuto da JAC, além de boletins e planos de ação do movimento. Após a catalogação e organização do material, o acervo estará disponível para consulta e pesquisa do público no arquivo arquidiocesano, que funciona no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana. No Rio Grande do Norte, a JAC surgiu em 1950 e encerrou os trabalhos no ano de 1964. O principal objetivo de atuação do grupo era a organização dos jovens no meio rural, com o objetivo do desenvolvimento sócio, político e cultural daquela população. As principais atividades eram voltadas para a realização de estudos, participação nos movimentos sociais da comunidade, seminários, além do trabalho de fixação dos jovens no meio rural, tendo em vista, a contenção do êxodo para a cidade.