Destaques › 14/09/2014

Arcebispo encerra visita ao 5º Zonal e agradece acolhida do povo sertanejo

site 9

Momento de convivência do Arcebispo com os agentes de pastorais do V Zonal

Neste domingo (14), a programação da Visita Pastoral ao V Zonal contou com uma exposição sobre o tema: “a missão do leigo na igreja e no mundo à luz da exortação Evangelii Gaudium”, ministrada pelo pároco de Angicos e Fernando Pedrosa, o Pe. Severino da Silva Neto. Em sua mensagem, Pe. Severino ressaltou a importância que todos os batizados, sejam os fiéis leigos, sejam os ministros ordenados, têm em relação à evangelização, “tendo o dever de anunciar o encantamento de Jesus Cristo, sendo protagonistas da Nova Evangelização”.

Depois, o Presidente do Conselho das Associações, Wellington Santos, apresentou ao Arcebispo e aos presentes a questão urgente da Barragem do Alívio. Construção necessária para se assegurar, juntamente com a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o abastecimento de água para as cidades que compõe o zonal. Na ocasião, Pe. Severino Neto demonstrou a participação dos padres do zonal na luta por este empreendimento e mostrando a importante participação da Igreja, desde o pastoreio dos antigos párocos da região, como Mons. Vicente de Paula, Dom Manoel Tavares, Mons. Antônio Antas, Mons. Edson Monteiro (in memoriam), Mons. Francisco Pinto.

Por fim, Dom Jaime Vieira Rocha sintetizou suas observações sobre a vida pastoral do zonal e dedicou uma mensagem de incentivo para os agentes de pastorais, afirmando “como é importante a participação dos leigos na Igreja de Jesus Cristo, mesmo diante do atual contexto de mundo que apresenta, com mais intensidade, os pluralismos (religioso, cultural, político…)”. Por isso, o comprometimento e a fidelidade ao Evangelho devem ser as grandes palavras de incentivo para os fiéis da Igreja. Por fim, Dom Jaime, agradeceu pela calorosa acolhida que recebeu, dos padres, dos jovens e e do povo do sertão.

A Visita Pastoral ao 5º zonal foi encerrada com celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo, concelebrada pelos padres e diácono do zonal, contando com a transmissão da Rádio Rural de Natal.

Localizado na mesorregião Central Potiguar, o V Zonal é formado por seis paróquias reunindo ao todo 11 municípios, com aproximadamente 79.778 habitantes, contando com o apoio de sete padres, um diácono transitório e um seminarista em estágio pastoral. O Zonal está localizado na Região Episcopal Norte da Arquidiocese.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.