Destaques › 10/07/2014

Arquidiocese de Natal lança novo portal

Da esq. para a dir. - Pe. Edilson Nobre, Dom Jaime Vieira Rocha e Pe. Valquimar Nogueira - Foto: José Bezerra

Da esq. para a dir. – Pe. Edilson Nobre, Dom Jaime Vieira Rocha e Pe. Valquimar Nogueira – Foto: José Bezerra

A partir desta quinta-feira, 10, quem acessar www.arquidiocesedenatal.org.br vai se deparar com uma página mais moderna e interativa. No novo espaço, o visitante vai encontrar informações sobre a história e funcionamento da Arquidiocese, vídeos, fotos, endereços das paróquias, horários de missas, liturgia diária, santo do dia, entre outros assuntos.

O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, no salão de eventos do Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana de Natal, e contou com a presença do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; do coordenador do Setor de Comunicação, Padre Edilson Nobre; do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e coordenador do grupo Jovens Conectados, da CNBB, Padre Carlos Sávio Ribeiro; padres; diáconos; agentes paroquiais da Pastoral da Comunicação e funcionários da Arquidiocese de Natal.

No início da solenidade, o Padre Edilson citou o Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil para falar da importância de utilizar as novas tecnologias no processo de evangelização. Ele ainda fez uma retrospectiva da Arquidiocese de Natal na internet. O Arcebispo, Dom Jaime, também reforçou a importância da presença da Igreja nas modernas formas de comunicação. “E assim, a Arquidiocese de Natal vai se atualizando, cada vez mais, na utilização dessas ferramentas, da mídia digital, a serviço da sua própria história, evangelização, compromisso pastoral e presença pública.  É uma conquista para todos nós, vermos que a comunicação da nossa Igreja vai se aperfeiçoando”, comentou Dom Jaime.  Após o pronunciamento, o Arcebispo deu o ‘enter’ para exibir o novo portal www.arquidiocesedenatal.org.br. A última parte da programação do lançamento foi dedicada à apresentação do site, feita pela jornalista Luiza Gualberto, integrante do Setor Arquidiocesano de Comunicação.

 

Histórico do site

Em 1998, o Padre Valquimar Nogueira assumiu a reitoria do Seminário de São Pedro. Por ser um sacerdote atento às novas tecnologias e ao uso delas no processo de evangelização, logo criou uma página, na internet, para divulgar a história e as notícias do Seminário. O domínio era o www.seminariosaopedro.org.br. Até esta época, a Arquidiocese de Natal ainda não disponha de um meio de comunicação no mundo virtual. Foi, então, que o Padre Valquimar propôs à recém-criada equipe arquidiocesana da Pastoral da Comunicação a criação de um link, no site do seminário, para divulgar as ações da Arquidiocese. Semanalmente, às sextas-feiras,  a equipe da Pascom enviava as notícias, via e-mail, para que o reitor pudesse ‘alimentar’ o espaço da Arquidiocese, no site institucional do Seminário.

Em 19 de fevereiro de 2001, a Arquidiocese ganhou um endereço próprio: www.arquidiocesedental.org.br, ainda sob a responsabilidade do Padre Valquimar Nogueira, então reitor do Seminário de São Pedro.

Em 2005, a página recebeu um novo layout, construído e atualizado, de forma amadora, pela equipe arquidiocesana da Pastoral da Comunicação.

Em 2008, o estudante de jornalismo, estagiário da Arquidiocese de Natal, na Pastoral da Comunicação, Jorge Correia, fez um curso de web design, pelo SENAC. O projeto final do curso foi a criação um novo layout para o site www.arquidiocesedenatal.org.br. O projeto foi implementado e se manteve no ar até o início deste mês de julho.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.