Destaques › 31/07/2015

Arquidiocese inicia processo de planejamento estratégico

Primeira etapa foi realizada no último dia 30 (Fotos: Cacilda Medeiros)

Primeira etapa foi realizada no último dia 30 (Fotos: Cacilda Medeiros)

A Arquidiocese de Natal começa a viver o processo de avaliação e replanejamento pastoral. O processo consta de várias etapas e se estende até fevereiro de 2016. Para isso, a Arquidiocese conta com a assessoria de Domenico Corcione, de Recife (PE), especialista em planejamento estratégico para empresas e instituições do terceiro setor e religiosas. Nesta quinta-feira, 30, aconteceu a primeira etapa do processo, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, reunindo o Conselho Pastoral Arquidiocesano, coordenadores e articuladores de zonais e outras pessoas convidadas.

“A avaliação é algo urgente para Arquidiocese, em vista da próxima assembleia, quando vamos definir o plano pastoral que vai nortear nossas ações pastorais, missionários e sócio-transformadoras”, lembra o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. “Diante dos desafios, percebemos que necessitávamos de uma assessoria especializada para contribuir conosco, neste processo”, ressaltou o Arcebispo, se referindo a Domenico Corcione.

Domenico Corcione, especialista em planejamento estratégico

Domenico Corcione, especialista em planejamento estratégico

Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, Padre Francisco das Chagas de Souza, as paróquias, zonais, setores e comissões arquidiocesanas são convidadas a participar desse processo de avaliação e replanejamento pastoral. “Nosso arcebispo deseja que as paróquias, zonais, setores e comissões priorizem esse trabalho, que é fazer um diagnóstico de nossas ações”, diz o coordenador.

“Queremos que seja um processo marcadamente participativo, onde todos – leigos e clero, paróquias, zonais, vicariatos e o conjunto da Arquidiocese -, possam construir uma visão diagnóstica, uma visão estratégica e uma visão estratégico-operacional para os próximos quatro anos, tendo como ponto de partida o Plano Pastoral que finalizando neste ano de 2015”, explica Domenico Corcione.

Depois dessa primeira etapa, realizada no último dia 30, as paroquiais, zonais, setores e comissões da Arquidiocese vão realizar, até 30 de setembro, um diagnóstico para avaliar as ações pastorais. O processo será finalizado com a 55ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, de 16 a 18 de fevereiro de 2016.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.