Destaques, Notícias gerais › 10/12/2015

Arquivo guarda mais de 300 mil documentos

Mais de 600 caixas guardam documentos, no arquivo arquidiocesano - Foto: Cacilda Medeiros

Mais de 600 caixas guardam documentos, no arquivo arquidiocesano – Foto: Cacilda Medeiros

O arquivo da Arquidiocese de Natal, localizado no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), guarda mais de 313 mil documentos, armazenados em 626 caixas. Além dos documentos, ainda um exemplar de cada edição do jornal A Ordem, fundado em julho de 1935. Os exemplares são devidamente encadernados, por ano.

No ano de 2006, a Arquidiocese de Natal firmou convênio com o Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para fazer a higienização, classificação e ordenamento da documentação. O primeiro passo foi realizar um diagnóstico do arquivo.

Nos anos seguintes, foi realizada a higienização da documentação, um processo lento e demorado que limpa folha por folha. Em 2014 começou o processo de classificar e ordenar a documentação limpa. O processo foi concluído neste ano de 2015. Em breve, os documentos estarão à disposição de toda a comunidade para consultar a história da Arquidiocese de Natal.