Artigos, Notícias › 20/05/2016

ARTIGO: O Sínodo dos Bispos (XIII)

Pe. Paulo Henrique da Silva
Diretor do Curso de Teologia, da Faculdade Dom Heitor Sales

Pe Paulo Henrique da Silva Entre a IX e a X Assembleia Geral Ordinária foram realizadas 5 (cinco) Assembleias Especiais do Sínodo dos Bispos: 1) Assembleia Especial para o Líbano, de 26 de novembro a 14 de dezembro de 1995, com o tema: “Cristo é a nossa esperança: renovados pelo seu Espírito, solidários, testemunhamos o seu amor”. Participaram desse Sínodo 69 bispos. Em 10 de maio de 1997, em Beirut, no Líbano, durante a visita de São João Paulo II foi promulgada a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Uma esperança nova para o Líbano”; 2) Assembleia Especial para a América, de 16 de novembro a 12 de dezembro de 1997. Participaram dessa Assembleia 233 bispos, com o tema: “O encontro com Jesus Cristo vivo, caminho para a conversão, a comunhão e a solidariedade na América”. Em 23 de janeiro de 1999, durante a visita ao México, foi promulgada a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Ecclesia in America”; 3) Assembleia Especial para a Ásia, de 19 de abril a 14 de maio de 1998, com o tema: “Jesus Cristo Salvador e a sua missão de amor e de serviço na Ásia: … ‘para que todos tenham vida e vida em abundância’” (Jo 10,10). Participaram dessa Assembleia 199 bispos. São João Paulo II promulgou a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Ecclesia in Asia”, em Nova Delhi, na Índia; 4) Assembleia Especial para a Oceania, de 22 de novembro a 12 de dezembro de 1998, com o tema: “Jesus Cristo: seguir o seu caminho, proclamar a sua verdade, viver a sua vida: um apelo para os povos da Oceania”. Participaram da Assembleia 117 bispos. Em 22 de novembro de 2001, com uma importante cerimônia histórica, foi promulgada a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Ecclesia in Oceania”. O documento foi enviado simultaneamente através da internet a todas as dioceses da região. Foi o primeiro documento pontifício da era eletrônica a ser transmitido na internet; 5) Segunda Assembleia Especial para a Europa, de 1 a 23 de outubro de 1999, com o tema: “Jesus Cristo vivente na sua Igreja, fonte de esperança para a Europa”. Participaram da Assembleia 117 bispos. No dia 28 de junho de 2003 foi publicada a Exortação Apostólica “Ecclesia in Europa”.

X Assembleia Geral Ordinária – de 30 de setembro a 27 de outubro de 2001, foi realizada a X Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema: “O bispo, servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo”. Preparado com consultas desde 1998, a Assembleia sinodal concentrou sua atenção sobre a pessoa e a função dos bispos nas suas dioceses no início do terceiro milênio. Participaram do Sínodo 247 bispos. Eles entregaram ao papa as Proposições, fruto das reflexões sinodais e sugestões para uma possível Exortação Apostólica. No dia 16 de outubro de 2003, no 25º aniversário da eleição de São João Paulo II, foi publicada a Exortação Apostólica Pós-sinodal Pastores gregis.