Notícias, Notícias gerais › 16/02/2016

Dom Jaime articula 2º Seminário Social Regional

Reunião com a professora Tânia Bacelar (Foto: cedida)

Reunião com a professora Tânia Bacelar (Foto: cedida)

O Arcebispo Metropolitano de Natal e presidente do Observatório Social do Nordeste, Dom Jaime Vieira Rocha, foi a Recife (PE), na última segunda-feira, 15, com o objetivo de se reunir com representantes de algumas instituições em busca de parcerias para o 2º Seminário Social Regional, que acontecerá em Natal, em maio próximo.

A primeira reunião do dia foi com o superintendente da Superintendência  de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), João Paulo Lima. “Mesmo que a SUDENE tenha sido esvaziada, mas ela ainda é um símbolo muito emblemático para o desenvolvimento do Nordeste. Além disso, a SUDENE nos remete a uma memória muito feliz da Igreja Católica no Nordeste e no Brasil, porque ela é fruto do primeiro e do segundo encontro de bispos do Nordeste, realizados em 1956, em Campina Grande, e em 1959, em Natal, respectivamente”, comentou Dom Jaime. Na conversa com o Arcebispo de Natal, o superintendente se comprometeu em apoiar e participar do Seminário.

A segunda reunião do dia foi com a professora doutora em economia, Tânia Bacelar. Ela foi uma das expositoras do primeiro Seminário Social Regional, realizado em maio do ano passado, na Escola de Governo Cardeal Eugênio Sales, em Natal. “A professora Tânia se impõe pela competência, além de passar muita serenidade e objetividade”, descreve Dom Jaime. Tânia fará a conferência de abertura do segundo Seminário, sobre a conjuntura atual do Nordeste.

A última reunião do Arcebispo de Natal, em Recife, foi com o Padre Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “Nesse segundo Seminário sobre o Nordeste queremos envolver as universidades. Para isso, estamos contando com o apoio do reitor da Unicap, da professora Ângela Paiva, reitora da UFRN, e do reitor da IFRN”, explicou Dom Jaime.

O Seminário, promovido pelo Regional Nordeste 2 (da CNBB) e pelo Observatório do Nordeste, terá como tema: “Nordeste, o cuidado com a casa comum, novo paradigma civilizatório”, inspirado na Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. O evento faz parte das comemorações alusivas aos 60 anos do primeiro Seminário de Bispos do Nordeste, realizado em Campina Grande (PB), em 1956.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.