Escola Catequética

CATEQUESEA Escola Catequética da Arquidiocese de Natal, espaço de formação para catequistas e agentes pastorais que desejam se aprofundar nos temas da sua fé e se preparar para ser um evangelizador, surgiu em meados do ano de 2003, ainda sob a coordenação da Ir. Ana Maria, e em resposta a uma solicitação do Diretório Geral para Catequese que nos diz “Todas estas tarefas nascem da convicção de que qualquer atividade pastoral que não conte, para a sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas, coloca em risco a sua qualidade. Os instrumentos de trabalho não podem ser verdadeiramente eficazes se não forem utilizados por catequistas bem formados”(DGC, 234). Além do que “Frequentar uma Escola para catequistas é um momento particularmente importante no processo formativo de um catequista” (DGC, 248). Foi nesta perspectiva que foi iniciada a Escola, abrangendo todos os catequistas de nossa Arquidiocese, buscando dar um mínimo de formação, principalmente nas áreas bíblico, teológica, humana e metodológica. Sua grade curricular busca dar condições ao catequista de, na sua ação ministerial-catequética, saiba aprofundar e trabalhar as dimensões da formação do Ser, do Saber e do Saber Fazer.
Já foram formados, durante estes anos, diversos catequistas e coordenadores, e, atualmente, a Escola continua nesta mesma perspectiva, agora com muito mais solidez por contar com uma parceria que veio fortalecer sua caminhada. A Escola Catequética hoje funciona em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, como curso de extensão para aqueles catequistas que já possuem uma graduação superior e com uma formação catequética e certificação de participação para aqueles que cumpriram etapas de estudos fundamental e médio. A Escola funciona uma vez por mês, sempre no 2º sábado, durante todo o dia, num curso com periodicidade de 10 meses, totalizando uma carga horária de 180 a 200 horas aulas.

Coordenador:
Diác. Fábio EstevesCoord. Arquidiocesano para a Animação Bíblico-Catequética