Destaques › 16/02/2016

Igreja e Ministérios definem programa da visita dos bispos ao São Francisco

A programação foi definida durante reunião realizada no gabinete do Arcebispo de Natal, na manhã desta terça-feira, 16 (Foto: Pe. Edilson Nobre)

A programação foi definida durante reunião realizada no gabinete do Arcebispo de Natal, na manhã desta terça-feira, 16 (Foto: Pe. Edilson Nobre)

A programação de visita da “Caravana Socioambiental” de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB, e entidades parceiras, às obras do Programa de Integração de Bacias do São Francisco – Eixo Norte (Transposição do São Francisco) está definida. Será de 29 de fevereiro a 3 de março, contando com a presença de alguns bispos das dioceses do Regional, de representações de entidades parceiras e representantes dos Ministérios da Integração Nacional (MI), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário e entidades como ANATER, IBAMA, INCRA, DNOCS, INSA, SUDENE, ICMBio, entre outros.

A visita da Caravana começa com uma concentração, no dia 29 deste mês, às 7h30, na parede da barragem Armando Ribeiro, em Itajá (RN), onde haverá a celebração da Palavra, sob a responsabilidade da Diocese de Mossoró, seguindo para a barragem Oiticica, na comunidade Barra de Santana, município de Jucurutu (RN). Ali, haverá visita às obras e, depois, um encontro com as famílias, na capela da comunidade. Depois, a caravana se desloca até Caicó, onde almoça, e segue para Cajazeiras, na Paraíba, onde pernoita.

No dia primeiro de março, a caravana visita a barragem de Ávidos/Boqueirão, em São José das Piranhas (PB), onde haverá uma apresentação técnica feita pelo DNOCS e pelo Ministério da Integração Nacional sobre o reservatório. Depois, a caravana visita a Vila Produtiva Rural Cacaré, ainda em fase de construção das estruturas, onde vão residir 120 famílias agricultoras. Neste mesmo dia, a caravana visita o reservatório de Jati, no Ceará, para conhecer as obras do Reservatório de Jati e do Canal Eixo Norte, que será responsável pela distribuição das águas através dos canais. Ainda no dia primeiro, haverá visita à Vila Rural Produtiva Retiro, em Jati, concluindo com uma celebração da Palavra e deslocamento até Brejo dos Santos, para jantar e pernoite.

A caravana segue para Salgueiro (PE), no dia 2 de março, às 7 horas. Lá, os caravaneiros terão atividade no escritório do Ministério da Integração, que fará uma apresentação ampla sobre o Programa de Integração de Bacias do São Francisco (Transposição do Rio São Francisco). Após o almoço, visitarão a Estação de Bombeamento 1, com uma passagem pelo Rio São Francisco. Nas margens do rio, haverá uma Celebração da Palavra e, em seguida, retorna à cidade de  Salgueiro.

Uma missa, às 8h30, do dia 3, na Catedral da Diocese de Salgueiro, marcará o encerramento da visita às obras de Transposição do Velho Chico. No final da celebração, haverá um diálogo envolvendo os caravaneiros (bispos e representantes dos Ministérios, órgãos governamentais e entidades da sociedade) com representantes do Assentamento Baixa Grande, de Jati (CE), e de uma comunidade Quilombola, de Salgueiro (PE), que serão convidadas para a solenidade de encerramento da visita. Depois do encontro e do almoço, os caravaneiros iniciam a viagem de volta aos locais de origem.

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.