Destaques › 24/05/2015

Livro com entrevista a Dom Eugênio é lançado em Natal

Cerca de 200 pessoas participaram do lançamento do livro (Fotos: Cacilda Medeiros)

O auditório da Casa da Indústria, da FIERN, na capital potiguar, foi palco, na noite do último dia 21, para o lançamento do livro ‘Dom Eugênio Sales em Natal – fé e política’. Familiares, amigos e pessoas que trabalharam com Dom Eugênio Sales, quando ele foi bispo auxiliar e, posteriormente, administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, nas décadas de 50 e 60, participaram da solenidade.

O livro é a publicação de uma entrevista feita a Dom Eugênio, feita pelo sociólogo americano, Michael Murphy, em 1963. O sociólogo veio a Natal, para participar do lançamento, e relembrou que Dom Eugênio Sales era uma pessoa incrível e objetiva. “Ele era uma pessoa incrível. Você entrava na sala dele e, em três minutos, conversava e resolvia suas dificuldades. Dom Eugênio era uma pessoa brilhante”, disse o americano.

Lançamento do livro,  ocorrido no último dia 21

Lançamento do livro, ocorrido no último dia 21

Na solenidade de lançamento do livro, o Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, falou em nome da família. “É uma alegria ver o reconhecimento da atividade de Dom Eugênio, que dedicou a vida, de uma maneira plena e total, a Deus. Neste momento, percebemos que tudo aquilo que ele já fazia há 50 anos, voltou a ter validade, 50 anos depois”, destacou.

Para o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, o livro é o registro de um marco na história da Arquidiocese de Natal. “É um marco, sobretudo no tempo de hoje, na dinâmica da sociedade e, também da Igreja, quando nós precisamos nos voltar para referenciais que indiquem caminhos, atitudes e ações. E isto Dom Eugênio o fez com muita sabedoria e competência”, enfatizou. “Lançar um livro fruto de uma entrevista feita há mais de 50 anos, mostra a especialidade e a atualidade das respostas; a visão que Dom Eugênio tinha da problemática das questões sociais do Nordeste e o papel da Igreja para com o povo de Deus”, acrescenta o Arcebispo de Natal, sobre o porquê da publicação e lançamento do livro.

O livro ‘Dom Eugênio Sales em Natal – fé e política’ está à venda na Cooperativa Cultural, no campus central da UFRN, na livraria da Catedral Metropolitana.