Destaques, Notícias gerais › 24/03/2016

Missa do Crisma abre celebrações do tríduo pascal

Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, celebração contou com a participação de aproximadamente 200 padres e diáconos

Celebração, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha - FOTO: Luiza Gualberto

Celebração, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha – FOTO: Luiza Gualberto

Nesta quinta-feira (24), a Arquidiocese de Natal deu início às celebrações do tríduo pascal, com a Missa do Crisma, também conhecida como “Missa dos Santos Óleos”, na qual os padres realizam a renovação das promessas sacerdotais e também é dada a bênção dos óleos do Crisma, dos Enfermos e dos Catecúmenos, que serão utilizados nas paróquias no decorrer deste ano.  A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e contou com a participação de aproximadamente 200 padres e diáconos.

Durante a homilia, Dom Jaime ressaltou o aspecto relevante desta celebração. “Hoje, revivemos o dia da nossa ordenação, com a renovação das nossas promessas sacerdotais e também temos a oportunidade de abençoar os óleos que serão usados nos sacramentos. Tudo isso representa um gesto de unidade e comunhão com a nossa Igreja”, disse.

Dom Jaime também falou acerca da simbologia do tríduo pascal, convidando os fiéis a bem viverem este mistério. “A Igreja inicia hoje o tríduo pascal. São dias para vivermos a paixão salvadora de Cristo, nos preparando para celebrar a vitória do Senhor sobre a morte. Portanto, celebremos com fervor estes dias”, frisou.

Ainda, durante a celebração, Dom Jaime entregou a cada padre, uma cópia do Plano Pastoral da Arquidiocese de Natal, com metas e estratégias para serem desenvolvidas nos próximos quatro anos (2016-2019). “Esse texto representa o esforço de um trabalho que foi realizado, para que caminhemos na missa de fazer a setorização de nossas paróquias, para que tenhamos uma Igreja verdadeiramente missionária”, enfatizou Dom Jaime.

A partir desta quinta-feira (24) até o domingo (27), toda a Igreja celebra o tríduo pascal, no qual é vivência o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O calendário das celebrações no território arquidiocesano pode ser conferido aqui.