Destaques › 15/12/2016

Morre o Cardeal Paulo Evaristo Arns

(Foto: arquivo da ArquidioceseSP)

Faleceu, na manhã desta quarta-feira, 14, na capital paulista, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo. O velório acontece, desde ontem, na Catedral da Sé, na cidade de São Paulo, onde, nesta sexta-feira, às 15 horas, haverá as exéquias e, logo após, o sepultamento. A missa das exéquias será presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.
Todas as informações a respeito do velório do Cardeal Arns estão disponíveis no site  http://www.arquisp.org.br , como também nas redes sociais da Arquidiocese de São Paulo.

Nota da Arquidiocese de São Paulo
“Comunico, com imenso pesar, que no dia 14 de dezembro de 2016, às 11:45, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, entregou sua vida a Deus, depois de tê-la dedicado generosamente aos irmãos neste mundo.
Louvemos e agradeçamos ao “Altíssimo, onipotente e bom Senhor” pelos 95 anos de vida de Dom Paulo, seus 76 anos de consagração religiosa, 71 anos de sacerdócio ministerial, 50 de episcopado e 43 anos de cardinalato.
Glorifiquemos a Deus pelos dons concedidos a Dom Paulo, e que ele soube partilhar com os irmãos. Louvemos a Deus pelo testemunho de vida franciscana de Dom Paulo e pelo seu engajamento corajoso na defesa da dignidade humana e dos direitos inalienáveis de cada pessoa.
Agradeçamos a Deus por seu exemplo de Pastor zeloso do povo de Deus e por sua atenção especial aos pequenos, pobres e aflitos. Dom Paulo, agora, se alegre no céu e obtenha o fruto da sua esperança junto de Deus!
Convido todos s elevarem preces de louvor e gratidão a Deus e de sufrágio em favor do falecido Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Convido também a participarem do velório e dos ritos fúnebres que serão realizados na Catedral Metropolitana de São Paulo.

Na festa de São João da Cruz,

São Paulo, 14 de dezembro.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo metropolitano de São Paulo”

Mensagem do Papa

O Papa Francisco também enviou mensagem de pesar pelo falecimento do Cardeal Arns:

“Emmo e Revmo Dom Odilo Pedro Scherer

Cardeal Arcebispo de São Paulo

Recebida com grande pesar a notícia da morte do venerado irmão Cardeal Paulo Evaristo Arns, venho exprimir –lhe a si e bispos auxiliares, ao clero, comunidades religiosas e fiéis da Arquidiocese de São Paulo, bem como à família do falecido, meus pêsames pelo desaparecimento desse intrépido pastor, que no seu ministério eclesial se revelou autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo, a todos apontando a senda da verdade, na caridade e do serviço à comunidade em permanente atenção pelos mais desfavorecidos.

Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor e elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, enquanto envio a essa comunidade arquidiocesana que chora a perda do seu amado pastor e à Igreja do Brasil, que nele teve um seguro ponto de referência, e a quantos partilham esta hora de tristeza que anuncia a Ressurreição, uma confortadora bênção apostólica.

Francisco PP.”