Notícias › 09/12/2014

Papa Francisco incentiva participação da mulher na Teologia

Membros da Comissão Teológica Internacional reuniram-se no Vaticano no dia 5 de dezembro. Na ocasião, o papa Francisco recordou aos participantes o papel da Comissão, que é estudar os problemas doutrinais de grande importância para oferecer a sua ajuda ao Magistério da Igreja.

O papa destacou o aumento da presença das mulheres na Comissão, que segundo ele, é uma presença que se torna um convite a refletir sobre o papel que as mulheres podem e devem ter no campo da Teologia. “Em virtude do gênio feminino, as teólogas podem relevar aspectos inexplorados do insondável mistério de Cristo. Eu os convido, portanto, a tirar o melhor proveito dessa contribuição específica das mulheres à inteligência da fé.”

Disse, ainda aos teólogos, que servir à Igreja “requer competências não somente intelectuais, mas também espirituais”. Entre elas, Francisco destacou a importância da escuta.

“O teólogo abre os olhos e os ouvidos aos sinais dos tempos. É chamado a ouvir atentamente, discernir e interpretar as várias linguagens do nosso tempo, e saber julgá-los à luz da palavra de Deus.” O papa ressaltou o caráter internacional da Comissão, que reflete a catolicidade da Igreja. “A diversidade dos pontos de vista deve enriquecer, sem prejudicar a unidade”, aconselhou Francisco, pedindo diálogo entre os teólogos.

fonte: cnbb.org.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.