Notícias, Notícias gerais › 04/10/2017

Paróquia do Planalto acolhe nova imagem e compõe hino para padroeiro

Texto e foto: Cézar Barros, jornalista

Imagem do Padre Ambrósio Ferro

A comunidade da Paróquia do Bem-aventurado Padre Ambrósio Francisco Ferro, no bairro Planalto, zona oeste de Natal, teve uma grata surpresa ao chegar para a missa em memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, na última terça-feira, dia três de outubro. Ao entrarem na igreja matriz da Paróquia, uma imagem talhada em madeira do padroeiro da paróquia estava exposta no altar. Com estatura de aproximadamente um metro, a obra de arte foi esculpida na zona rural de Passa e Fica, pelo jovem artesão João Evangelista.

Para custear a confecção da escultura, um grupo de paroquianos se reuniu e juntou os recursos que foram doados à paróquia com esta finalidade: adquirir uma imagem do padroeiro, que serve como referência da defesa da fé católica.

Durante a missa, o pároco da Paróquia do Padre Ambrósio Francisco Ferro, padre José Moreira, contou aos fiéis da comunidade que visitou a casa do artesão algumas vezes para acompanhar a evolução da imagem. “Eu estou impressionado com a beleza desse trabalho. Na primeira vez que fui à oficina, ele me mostrou um tronco de madeira e disse: ‘ali está a sua imagem’. E nas outras vezes, dava para perceber como cada detalhe da peça ia sendo moldado”, descreve padre José Moreira.

De acordo com o pároco, o artesão responsável pela confecção da imagem nunca frequentou cursos para realização desse trabalho. “É dom de Deus mesmo”, ressalta o padre.

A canonização dos Protomártires do Brasil está agendada para o dia 15 de outubro, na praça de São Pedro, no Vaticano. Depois disso, a comunidade do bairro Planalto vai celebrar, no período de 20 a 29 deste mês, a festa do Santo Ambrósio Francisco Ferro. Agora, com uma imagem imponente a lembrar o martírio de Uruaçu, ocorrido em três de outubro de 1645.

Além da imagem, a paróquia recebeu outro presente: um hino para o padroeiro. A paroquiana Andreza Alves compôs a letra, que recebeu melodia e arranjos dos músicos do Ministério Imagem e Semelhança, que anima as missas da comunidade. Na canção são lembradas as características de força e resistência de fé do mártir, padre Ambrósio Francisco Ferro, que se tornou exemplo para os irmãos ao glorificar a Deus com a própria vida. O hino do padroeiro será entoado durante todas as noites da festa, no fim deste mês.

Hino de Santo Ambrósio Francisco Ferro

Letra: Andreza Alves | Melodia: Ministério Imagem e Semelhança

Forte na Fé, guerreiro no amor

Homem de grande graça, viveu para o Senhor.

Perseguido, não desistiu, a fé abraçou

Do mundo abriu mão, para a Vida encontrar.

Mesmo sabendo que a vida lhe custaria

Europeu de origem, em Portugal nasceu

Da humanidade servidor

Ilustre servo de Deus

REFRÃO:

Em outubro fazemos memória, atualização

Seu nome será lembrado: bem-aventurado padre Ambrósio

Com a vida deu glória a Deus

Com o martírio, um exemplo para os irmãos

Na Comunidade de Uruaçu, junto aos companheiros

Sem medo anunciou: Jesus Cristo é o Senhor

Para a glória de Deus Pai, eis o motivo da martirização.

Hoje a Igreja proclama, sua bem-aventurança

Uma história de coragem e fé que não será esquecida

Um homem que muito amou, doando a própria vida.