Terço de Mateus Moreira

(Pode ser rezado nos momentos de adoração do SS Sacramento exposto sobre o altar)

Assim vamos começar: Colocar as intenções pelas quais rezaremos o terço: Peçamos pela intercessão dos nossos beatos de Cunhaú e Uruaçu as graças que necessitamos para bem viver a nossa fé.

1º- PRIMEIRO MISTÉRIO: “Isto diz o Senhor dos Exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor” (Ageu 1,7-8)

INTENÇÃO DESTE PRIMEIRO MISTÉRIO: Pelos que agora nascem para que a intercessão dos Protomártires do Brasil, juntos a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, nos façam pessoas amadas e amáveis, crescendo como Jesus cresceu: em idade, estatura e graça diante de Deus e da sociedade.
Rezemos o credo, o Pai e Nosso e as dez exclamações e ao final, o glória!
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!

2º – O SEGUNDO MISTÉRIO: “Mas agora toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. Eu assumi um compromisso convosco quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais!” (Ageu 2,4-5)

INTENÇÃO DESTE SEGUNDO MISTÉRIO: Pelos doentes do corpo e da alma. Para que os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, nossos padroeiros, interceda no céu, para que suas dores sejam curadas e a vida volte a sua normalidade.
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!

3º – O TERCEIRO MISTÉRIO: “Isto diz o Senhor dos exércitos: ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos. Pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos!” (Ageu 2,6-8)
INTENÇÃO DESTE TERCEIRO MISTÉRIO: Mateus Moreira foi um leigo celibatário dedicando toda sua vida a serviço de Deus, da Igreja de Cristo e da sociedade do seu tempo. Rezemos este terceiro mistério pelos leigos e leigas de hoje, que são consagrados, para mais servir a causa do Evangelho de Jesus Cristo. Que o seu serviço seja um exemplo de manifestação da alegria do Evangelho a todas as criaturas.
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!

4º – O QUARTO MISTÉRIO: “Neste lugar estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos!” ( Ageu 2,9).

INTENÇÃO DESTE QUARTO MISTÉRIO: Mateus Moreira era uma pessoa que estava completamente a serviço do Evangelho. Rezemos pelas pessoas da nossa comunidade e as que conhecemos que também se dedicam ao serviço dos pobres e sofredores: que dão de comer a quem está com fome, que dão água a quem está com sede, como por exemplos, os técnicos e governantes que estão trabalhando para descobrir novas formas de resolver o problema da carência da água em nosso país; as pessoas que visitam os que estão presos – as vezes em suas próprias residências; são tantas as pessoas que servem a Deus, a Igreja e a nós mesmos.

O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!

5º – O QUINTO MISTÉRIO: “Rejubila, alegra-te cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele diz, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti!” (Zacarias 9,14-15)
INTENÇÃO: Vamos rezar por todos os devotos e todas as devotas dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu: Coloque-se nas mãos dos nossos padroeiros, padroeiros do povo do Rio Grande do Norte e ofereça-se a Deus pela poderosa intercessão dos trinta bem-aventurados mártires. Eles são o trigo de Deus. Com Jesus eles se ofereceram até a morte, misturando suas vidas, seus corpos e seu sangue com o corpo e sangue do Nosso Salvador Jesus Cristo. Convém a nós também, dar esse testemunho. Rezemos por aqueles devotos e devotas dos Mártires que agora trabalham, uns trabalham para morrer, quando deveria trabalhar para viver.

Dirigente: Pai e Nosso
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!

Salve Rainha: (vamos cantar a Salve Rainha)
Salve Rainha, Mãe de Deus, És senhora nossa Mãe,/ Nossa doçura, nossa luz, /Doce Virgem Maria./Nós a Ti clamamos, filhos exilados,/nós a Ti voltamos nosso olhar confiante/Volta para nós ó Mãe, Teu semblante de amor, dá-nos teu Jesus ó Mãe/Quando a noite passar, / Salve Rainha, Mãe de Deus, és auxílio do Cristão. Ó Mãe clemente/ Mãe piedosa, doce Virgem Maria.

6. Oração pela canonização dos nossos beatos padroeiros:
Lado 1. Senhor Jesus Cristo, / o vosso sangue derramado na Cruz/ tornou-se a fonte sagrada/ que regou o testemunho dos Mártires brasileiros, mortos pela fé, nos primórdios de nossa evangelização:
Lado 2 – Fazei que os Bem-Aventurados: André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes, Mateus Moreira e os 27 leigos,/seus companheiros, sejam reconhecidos como santos pela Igreja, para a vossa maior glória e o fortalecimento de nossa fé.
Todos: Por sua intercessão pedimos esta graça….. (fazer o seu pedido).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo na Unidade do Espírito Santo. Amém.