Notícias › 21/05/2020

A juventude salesiana e o trabalho durante a pandemia

Jovens se reinventam, mas não perdem o contato com o Sagrado

Por Tália Cardoso

O Covid-19 é um vírus de origem chinesa, e é o sétimo vírus de uma linhagem de mutação, que trouxe o isolamento social ao mundo inteiro. No catolicismo provocou o cancelamento de missas, reuniões de pastorais e grupos de jovens de forma presencial.

(Foto: Larissa Gabriele)

Ainda sem uma cura, o mundo adotou o isolamento como a única maneira de diminuir o contágio pelo vírus, para não sobrecarregar o sistema de saúde. No Brasil, já passamos dos 270.000 mil infectados e 17.000 mil óbitos.

Com o isolamento veio a mudança na rotina das pessoas, os trabalhos se tornaram Home office, as escolas passaram a realizar aulas virtuais, e o meio mais próximo de contato se tornou a videoconferência. E na Igreja essa realidade não é diferente.

Na Paróquia São João Bosco, no Gramoré/ Natal-RN, as recomendações têm sido seguidas, e as missas dominicais estão sendo transmitidas através das lives.

A juventude, que é fortemente representada pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS), que contém nove grupos, tiveram eventos e reuniões canceladas. Porém, os grupos estão fazendo ações para não perder o contato pessoal e com Deus. A mais recente foi a Live Mariana, que ocorreu nesse último sábado (16), organizada pelo grupo Renovação Jovem (RJ) e a Equipe Suporte de Comunicação (ESC).

Essa é uma fase que ninguém no mundo imaginaria passar, provocando drásticas mudanças. Em conversa com a coordenação do Conselho da AJS, os líderes juvenis informaram que estão trabalhando com os grupos o contato virtual “…promovendo chamadas de vídeo, lives e usando aplicativos que facilitem todo esse contato e que nos permita realizar reuniões, momentos de descontração ou só para matar a saudades de reencontrar nossos amigos”, nos informaram.

Nesse momento que dificulta o contato físico, eles estão passando por algumas dificuldades, como a de motivar os grupos a realizarem suas atividades a partir do contato virtual. “Com a impossibilidade de reunir pessoas, os grupos que compõem a AJS não podem realizar suas reuniões presenciais. O que gerou a necessidade de motivar os grupos a realizarem suas atividades via aplicativos de vídeo chamada”, completaram.

A AJS está seguindo as recomendações da Inspetoria Salesiana, realizando as reuniões e terços virtualmente, e pretendem no final do mês realizar o Coroação de Nossa Senhora.