Destaques, Notícias gerais › 19/11/2015

A Ordem recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Na manhã do último  dia 13, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene em homenagem aos 80 anos do jornal A Ordem, da Arquidiocese de Natal. A proposição foi do Deputado Estadual Souza Neto (PHS). Na ocasião, dez pessoas que fizeram ou fazem parte da história do jornal receberam comendas. Os homenageados foram: Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal; Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo emérito de Natal; Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo emérito de Natal; Dom Eugênio de Araújo Sales, já falecido, responsável pela segunda fase do jornal, na década de 60; Padre Edilson Nobre, atual coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação; Otto de Brito Guerra, já falecido, um dos fundadores do jornal; jornalista Manoel Carlos Chaparro, editor do impresso, na década de 60, época em que o jornal ganhou quatro prêmios Esso de Comunicação; Flávio Luiz da Silva, da Pastoral da Comunicação, na Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, representante as pessoas que fazem campanha de assinaturas para A Ordem; jornalista Luiza Caroline Gualberto Rocha, representando a atual equipe responsável pela produção do jornal; e Luzia Faustino de Freitas, representando os leitores e assinantes do de A Ordem.

Para o Padre Edilson Nobre, a homenagem foi uma forma de evidenciar a importância do jornal A Ordem como instrumento de evangelização da Arquidiocese de Natal. “Para nós, a homenagem é importante, no sentido de evidenciar uma ferramenta que temos, em nossa Arquidiocese, que muito tem contribuído para levar adiante, não só as ações realizadas pela Igreja, mas, sobretudo, o pensamento da Igreja”, destacou o coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação.

O agente da Pascom, em Nova Cruz, Flávio Luiz, expressa a alegria em receber a comenda, como reconhecimento do trabalho desenvolvido por ele, na conquista de assinantes para o jornal. “É uma grande satisfação receber essa comenda, por meio de A Ordem, esse jornal que tanto forma e informa aos cidadãos da nossa Igreja Católica. Tenho uma satisfação imensa de participar das comemorações dos 80 anos do jornal A Ordem”, disse.

“A Ordem é um dos jornais mais antigos da cidade do Natal e do Estado. Está completando 80 anos de história e representa a voz da Igreja Católica, no ramo impresso. Por isso, decidimos homenagear esse jornal, que é tão importante na formação e informação para as pessoas”, disse o deputado Souza Neto, explicando porque decidiu propor a sessão solene.

O jornal A Ordem foi criado em 1935 e, atualmente, circula, semanalmente, entre as paróquias da Arquidiocese de Natal, com uma tiragem de 1.400 exemplares. Além da versão impressa, o periódico também é disponibilizado para leitura, no site da Arquidiocese de Natal.

Homenageados e deputados, na sessão solene pelos 80 anos de A Ordem, realizada na Assembleia Legislativa do RN (Foto: Cacilda Medeiros)