Notícias, Notícias gerais › 14/04/2016

Arquidiocese de Natal celebra Jubileu dos Crismandos

(Foto: Cacilda Medeiros)

No próximo dia 24, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Canguaretama, vai acolher jovens crismandos de várias paróquias. Será o Jubileu dos Crismandos, organizado pela Arquidiocese de Natal, como parte da programação do Ano da Misericórdia. O administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Padre José Pereira da Silva Neto, em entrevista ao Jornal A Ordem,  explica como a atividade está sendo organizada, qual será a programação, entre outras informações.

A Ordem: O que é o Jubileu dos Crismandos?
Pe. Neto: Dentro do Ano da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco, no último dia 08 de dezembro, o mesmo convocou toda a Igreja, para que, nas suas dioceses vivessem a experiência que até então era vivido exclusivamente em Roma, por ocasião de um Ano Santo. As igrejas particulares, a escolha do ordinário local, escolheram alguns lugares para que haja a “Porta Santa” e nestes lugares acontecerem os Jubileus das diversas expressões eclesiásticas. E no próximo dia 24 estaremos celebrando o “Jubileu dos Crismandos”, que tem como objetivo reunir jovens que estão se preparando para receber o sacramento da Crisma das diversas paróquias da Arquidiocese, proporcionando além do encontro, reflexões sobre o compromisso com a Igreja que se fortalece neste sacramento.

A Ordem: Como está sendo organizado, na Arquidiocese de Natal?
Pe. Neto: A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Santuário dos Mártires de Cunhaú e Chama de Amor, Comissão Arquidiocesana de Catequese juntamente com a Comissão Arquidiocesana do Ano da Misericórdia,vem se reunindo para oferecer um programação vasta e produtiva para todo este dia.

A Ordem: Que programação será desenvolvida nesse dia, por ocasião do Jubileu?
Pe. Neto: A programação tem inicio às 8h, com a acolhida e a passagem na Porta Santa. Ainda teremos pregações dentro da temática “Juventude e Ano da Misericórdia”, recitação do Santo Terço, Confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento, bem como um Show Católico com a Banda Exalta Cristo. O jubileu se conclui, às 16h, com a Concelebração Eucarística presidida pelo nosso Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

A Ordem: Qual a expectativa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama, para acolher jovens crismandos, de todos os cantos da Arquidiocese?
Pe. Neto: A nossa paróquia tem se reunido nos seus diversos grupos de serviços e movimentos para bem acolher os “Jovens Romeiros da Misericórdia” das diversas cidades de nossa Arquidiocese.  Buscaremos proporcionar um ambiente de encontro com Jesus e fortalecimento da fé de cada um daqueles que vierem ao Santuário neste Jubileu, bem como, teremos lanchonetes e serviremos almoço. Mais informações e reservas para o almoço ligar para a Secretaria Paroquial: 3241-2577.

A Ordem: De um modo geral, como os cristãos católicos podem viver bem o Ano Jubilar da Misericórdia?
Pe. Neto: A primeira coisa que cada Cristão deve fazer é aproveitar as graças do Ano da Misericórdia. Em seguida, buscar os diversos lugares de peregrinações, passar na Porta Santa, se reconciliar com Deus por meio do Sacramento da Confissão e participar da Santa Missa. Fazendo essa experiência com piedade, o fiel receberá as indulgências oferecidas pela Santa Igreja neste Ano Santo! E no cotidiano procurar viver as obras de misericórdia, sejam elas corporais ou espirituais.

A Ordem: Que recado o senhor deixa para os jovens que vão participar do Jubileu dos Crismandos, dia 24 de abril, em Canguaretama?
Pe. Neto: Você, jovem crismando, que vem a este Jubileu, venha com o coração aberto para viver uma das maiores experiências da vida Cristã, um dia de graça, um dia de muitas bênçãos no nosso santuário. Aqui você vai poder experimentar da Misericórdia de Deus pelo testemunho dos nossos Mártires, que foram os primeiros a derramarem o sangue por amor a Jesus no nosso querido Brasil. A experiência será única e sem dúvidas vai fortalecer a fé de nossos jovens!