Destaques › 14/10/2021

Arquidiocese de Natal é notícia nos meios de comunicação do Vaticano

Foto: Serviço Fotográfico do Vaticano

O Rio Grande do Norte, em particular a Arquidiocese de Natal, recordam nestes dias os 30 anos da realização do XII Congresso Eucarístico Nacional, concluído com a Missa presidida pelo Papa São João Paulo II em 13 de outubro de 1991. O Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião do aniversário, lida durante uma Missa de Ação de Graças celebrada na Catedral Metropolitana de Natal.

Cidade do Vaticano

“Que a recordação dos 30 anos daquela solene Celebração Eucarística sirva de estímulo para que os fiéis da Arquidiocese de Natal, sustentados pelo alimento celeste e impulsionados pela caridade de Cristo, renovem o seu ardor missionário na obra da Evangelização”.

Esses foram os votos expressos pelo Papa Francisco ao povo potiguar, na mensagem enviada ao arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, por ocasião do trigésimo aniversário da celebração do XII Congresso Eucarístico Nacional em Natal, concluído com a Santa Missa presidida pelo Papa São João Paulo II em 13 de outubro de 1991.

Na mensagem assinada pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, e lida durante a Missa de Ação de Graças celebrada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação na noite de quarta-feira, 13, o Santo Padre recorda as palavras do Papa Wojtyla, quando em sua homilia afirmou que “a Eucaristia é a resposta de Deus a esta sede dos homens que caminham neste mundo em direção à Pátria celestial”.

Ademais, citando uma passagem de sua homilia na Solenidade do Santíssimo Corpo de Sangue de Cristo em 6 de junho do corrente, o Papa Francisco recordou o estreito vínculo da Eucaristia com a Caridade: “Na Eucaristia, contemplamos e adoramos o Deus do amor. É o Senhor que não divide ninguém, mas divide-Se a Si mesmo. É o Senhor que não exige sacrifícios, mas sacrifica-Se a si mesmo. É o Senhor que não pede nada, mas dá tudo. Para celebrar e viver a Eucaristia, também nós somos chamados a viver este amor”.

Ao final, o Santo Padre concedee a sua Bênção Apostólica, pedindo ao mesmo tempo que não deixassem de rezar por ele.

A realização do Congresso Eucarístico Nacional em Natal e a visita de São João Paulo II, a primeira de um Pontífice ao Rio Grande do Norte, marcaram profundamente a vida da Igreja local, e não só. Para recordar estes eventos, foi organizada no Centro Administrativo e Pastoral Pio X a exposição “Memórias do XII Congresso Eucarístico Nacional”, com souvenirs, vídeos e fotografias do Congresso e objetos usados por São João Paulo II.