Destaques, Notícias gerais › 11/02/2016

Arquidiocese de Natal lança oficialmente Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Casa comum, nossa responsabilidade foi o tema escolhido para este ano. Temática enfoca questões ligadas ao saneamento básico

Da esq.: Pe. João Nascimento, Dom Jaime Vieira Rocha e o Rev. Rodson Ricardo

Da esq.: Pe. João Nascimento, Dom Jaime Vieira Rocha e o Rev. Rodson Ricardo

Na última quarta-feira (10), a Arquidiocese de Natal lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016, que, pela quarta edição, é ecumênica, trazendo como tema para este ano “Casa comum, nossa responsabilidade”, com o objetivo principal de chamar atenção para a questão do saneamento básico, como condição para o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. Para apresentar a temática à imprensa, foi realizada uma coletiva, reunindo diversos veículos de comunicação. O tema foi exposto pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, coordenador arquidiocesano de campanhas, padre João Nascimento e pelo reverendo Rodson Ricardo, da Igreja Anglicana.

Em sua fala, Dom Jaime recordou o início da Campanha da Fraternidade, que aconteceu em Natal e se expandiu para todo o Brasil. “Todo ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tem o zelo de pensar temas que estejam em contexto com a nossa realidade. Este ano, diante das situações que vivemos, como a crise hídrica, entre outros pontos, a campanha quer chamar atenção para o cuidado com a casa comum, como nos pede o papa Francisco, na encíclica Laudato si“, destacou. “É preciso que a campanha viva intensamente esta realidade, de oferecer à população, o debate, a discussão sobre o zelo com a casa comum”, acrescentou.

Segundo o padre João Nascimento, a Arquidiocese de Natal vem se preparando desde o ano passado para a vivência deste período, com  um encontro voltado para o clero e articuladores de zonais, bem como, formações junto às formações. “Neste edição da CF, por se ecumênica, convidamos as outras denominações cristãs, para juntos, unirmos forças para conscientizar a população acerca da importância com o cuidado com a casa comum, enfocando a questão do saneamento básico”, enfatiza. Ainda de acordo com o sacerdote, os dados acerca do desperdício de água ainda são alarmantes, então, é um dever de todas as denominações cristãos unirem forças para combater esta realidade.

Para o reverendo Rodson Ricardo, estar junto à Igreja católica na vivência desta campanha, é uma oportunidade de testemunhar o Evangelho de Jesus. “Esta é uma temática de muita relevância para a nossa sociedade, de trabalhar questões ligadas à saúde pública, enfocando no saneamento básico, preservação do meio ambiente, propondo para nós, uma reflexão sobre o cuidado com o uso da água”, ressaltou. O reverendo disse que estão sendo organizadas ações de conscientização junto a escolas e comunidade sobre esta temática.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X