Destaques › 23/07/2021

Arquidiocese publica atualização de medidas

ATUALIZAÇÃO DAS MEDIDAS ADOTADAS NO TERRITÓRIO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL – Em tempo de Pandemia

Missas e outras celebrações

Em conformidade às mais recentes disposições dos protocolos sanitários do Governo do Estado, a partir do dia 23 de julho, fica autorizada a ocupação dos nossos templos, durante as celebrações, com até 60% da capacidade total, mantendo-se inalteradas todas as demais orientações quanto ao distanciamento, o uso obrigatório de máscara e álcool, bem como a aferição de temperatura. Para as demais fases de flexibilização, seguiremos as orientações e o cronograma indicados pela Secretaria Estadual de Saúde, sem a necessidade de um comunicado posterior de nossa parte.

Reuniões e encontros

Fica autorizada em todo o território da Arquidiocese de Natal a retomada das atividades das pastorais, movimentos e serviços, obedecendo sempre os protocolos sanitários e priorizando a utilização de espaços amplos e bem ventilados, seguindo os mesmos critérios de ocupação dos ambientes adotados para as missas. Os encontros do Segue-me, ECC, EJAC, EC e congêneres sejam realizados somente a partir de janeiro de 2022, podendo desenvolver-se já agora a sua organização e preparação, de acordo com as normas vigentes.

Jornadas de preparação para o Batismo e Matrimônio

A partir do dia 1º de novembro de 2021, ficará revogada a dispensa da obrigatoriedade de participação dos fiéis nas jornadas de preparação para os sacramentos do Batismo (pais e padrinhos) e do Matrimônio (noivos). Até esta data, todas as paróquias deverão se organizar para voltar a oferecer tais preparações, podendo ser presencial ou de forma remota, de acordo com a realidade do momento e as condições locais.

Transmissões das missas

Considerando ser real o medo enfrentado por alguns fiéis para saírem de casa no atual contexto em que ainda nos encontramos, exortamos aos párocos e/ou administradores paroquiais para que continuem realizando as transmissões das missas, ao menos aos domingos e, sobretudo, a partir das igrejas matrizes, para que ninguém se sinta privado deste vínculo de comunhão com sua comunidade de fé.

Confissões

Sejam retomadas as confissões auriculares, realizando-as, preferencialmente, em ambiente aberto e com ventilação natural, observando todos os protocolos sanitários. As chamadas “confissões gerais” e/ou celebrações penitenciais, com absolvição geral, somente sejam realizadas naqueles casos de necessidade pastoral realmente comprovada.

Tais medidas entram em vigor a partir da data da publicação e permanecerão válidas até mandarmos o contrário.

Natal, 23 de julho de 2021.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X