Destaques › 15/07/2014

Arquivo histórico da Arquidiocese recebe acervo da JAC

Arquivo histórico da Arquidiocese (Foto: Luiza Gualberto)

O acervo da Juventude Agrária Católica (JAC), no Brasil, será entregue, de forma simbólica, ao arquivo histórico da Arquidiocese de Natal, no dia 10 de novembro deste ano. O evento vai acontecer às 15h, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana. Os documentos da JAC já estão sendo transferidos e passarão a compor o arquivo da Arquidiocese. Neste mesmo período, ex-militantes do movimento em todo o Brasil, estarão reunidos, de 08 a 12 de novembro, no hotel Portal do Sol, no bairro Ponta Negra, em Natal, com a proposta de debater sobre os movimentos sociais. Cerca de 50 pessoas já estão confirmadas e de acordo com os organizadores, Natal foi a cidade escolhida, em virtude da referência na ação social da Igreja Católica. No Rio Grande do Norte, a JAC surgiu em 1950 e encerrou os trabalhos no ano de 1964. O principal objetivo de atuação do grupo era a organização dos jovens no meio rural, com o objetivo do desenvolvimento sócio, político e cultural daquela população. As principais atividades eram voltadas para a realização de estudos, participação nos movimentos sociais da comunidade, seminários, além do trabalho de fixação dos jovens no meio rural, tendo em vista, a contenção do êxodo para a cidade.