Notícias, Notícias gerais › 23/06/2017

Candidatos ao Diaconato Permanente recebem Ordens Sacras

Texto e foto: Josélio Lopes, aluno da Escola Diaconal

Pre diaconos (Joselio Lopes)

Alunos da Escola Diaconal que receberão as Ordens Sacras

Três alunos da Escola Diaconal Santo Estevão, da Arquidiocese de Natal, recebem as ordens sacras, nesta sexta-feira, 23, às 19h30, na cripta da Catedral Metropolitana, durante celebração, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Os alunos que receberão as ordens são Ademacy Souza Moura Segundo, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Moro Branco, Natal; Carlos Alberto Barbosa da Silva, da Paróquia de Sant’ana e São Joaquim, em São José de Mipibu, e Sérgio Leandro da Costa Pereira, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, Natal.

Segundo o Cerimonial dos Bispos, o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se para que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato.

O Ministério do Leitorato é a primeira etapa vencida pelos candidatos da escola diaconal, porque permite ao futuro diácono permanente a proclamação da Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas ou onde quer que se faça necessário.  Já o acólito é instituído para o serviço do altar ajudando o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Após ser admitido às Ordens Sacras e receber os primeiros ministérios: Leitor e Acólito, o vocacionado estará apto a ser ordenado como Diácono.