Destaques › 28/01/2020

Diácono natalense participa do lançamento nacional do Pacto Educativo Global

Diácono Márcio Azevedo (Foto: Elker Wanderley)

O Diácono Márcio Azevedo, da equipe da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Natal, vai participar do lançamento nacional do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”, na próxima sexta-feira, 31, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. No lançamento, será apresentado o Pacto Educativo Global, a ser celebrado no Vaticano, pelo Papa Francisco, em 14 de maio de 2020. O convite foi lançado pelo Santo Padre, no dia 12 de setembro de 2019, com o objetivo de “Reconstruir o pacto educativo global” e celebrar os cinco anos da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum. A liderança do Papa nesse processo já havia sido apontada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, quando a instituição indicou que a humanidade carece de “uma autoridade moral” capaz de liderar uma aliança mundial pela educação, como o Papa Francisco.

No evento a ser realizado na CNBB, o Grupo de Trabalho apresentará para toda a Igreja no Brasil uma proposta de caminho de vivência, partilha de experiências em preparação à celebração do “Pacto Educativo Global” e um itinerário pós 14 de maio. O projeto prevê uma série de atividades, como um Seminário Nacional de Educação, sensibilização sobre o Pacto Educativo na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril deste ano, e uma plataforma online para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si.

FONTE: Portal CNBB