Destaques › 18/11/2014

Diocese de Mossoró comemora 80 anos de instalação

Missa dos 80 anos / foto: diocesedemossoro.com

A Diocese de Mossoró celebra, durante todo o mês de novembro, as comemorações dos seus 80 anos. Hoje, data oficial de instalação da Diocese de Mossoró, serão ordenados os diáconos Zioneudo de Sá e Wescley Paulo Pereira de Melo, às 19 horas, na Catedral de Santa Luzia, no centro de Mossoró.

No último domingo (16), às 8 horas, houve show religioso com Padre Nunes e Missa em Ação de Graças presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e todo clero, no Ginásio Pedro Ciarlini, contando com a participação de mais de 3 mil fiéis, vindos do 56 municípios que compõe a diocese

Marcou as comemorações do jubileu diocesano a realização da Assembleia Anual de Pastoral na Diocese de Mossoró, com um programação celebrativa por coincidir com o aniversário de 80 anos de criação da diocese. No período de 14 a 16 de novembro, houve cinco seminários temáticos que aconteceram simultaneamente sobre os temas Liturgia, Missão e formação dos leigos, Catequese, Ação Social e Ministros ordenados e vidas consagradas. No sábado (15), à tarde, foi o encerramento dos seminários com palestra do professor doutor em Teologia Padre João Paulo de Araújo Gomes, da Diocese de Caruaru, e lançamento da Revista Celebrativa 80 anos.

Desmembrada da então Diocese de Natal, a Diocese de Mossoró, foi criada pelo Papa Pio XI, a 28 de julho de 1934, e instalada em 18 de novembro de 1.934. Pertence a Província Eclesiástica de Natal, sendo sufragânea da Arquidiocese de Natal. Seu primeiro bispo foi Dom Jaime de Barros Câmara e, atualmente, assume a função Dom Mariano Manzana. Formada por 31 paróquias, abrangendo 56 municípios da Mesogerião Oeste Potiguar, com mais de 850 mil habitantes, possui 51 padres, além dos diáconos permanentes  e vocações ao sacerdócio e a vida religiosa.

1 Comentário para “Diocese de Mossoró comemora 80 anos de instalação”

  1. PARABENS DIOCESE PELOS 80 ANOS DE HISTORIA

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X