Notícias, Notícias gerais › 09/11/2016

Diretoria da CRD NE2 se reúne e define calendário de eventos

Integrantes da coordenação da CRD/NE2

Integrantes da coordenação da CRD/NE2

Os integrantes da diretoria da Comissão Regional dos Diáconos, do Regional Nordeste 2 (CRD NE2) tomaram várias decisões no encontro realizado no último dia 5, no Mosteiro de São Bento, em João Pessoa, capital da Paraíba. Foi confirmado o Retiro Regional destinado a diáconos e esposas, no período de 28 a 30 de julho de 2017, em Camocim de São Félix, oferecido pela CRD NE 2, já agendado anteriormente. Valores, período de inscrição, tema e pregador serão divulgados nos meses que antecederem a data do evento.

A CRD NE2 também definiu que o Encontro Regional de Formação, destinado a diáconos, aspirantes e esposas, será realizado de 13 a 15 de outubro de 2017, no Convento Apuarana, dos Franciscanos, em Lagoa Seca, Paraíba, mesmo local dos dois últimos (2015 e 2016). Outra definição foi a data da Assembleia Eletiva da CRD NE2, destinada a escolher a nova diretoria para um mandato de quatro anos. Será de 17 a 19 de agosto de 2018, em Natal. “É a Arquidiocese que tem o maior número de Diáconos, do nosso Regional. É justo que realizemos nossa Assembleia em Natal”, argumentou o Presidente da CRD, Diác. João Gomes.

A reunião da Diretoria da CRD contou com a presença dos integrantes dos Conselhos Fiscal e Consultivo, além do Secretário, Diác. Filipe Brito, da Diocese de Caruaru-PE, e do Tesoureiro, Diác. José Ribamar, da Diocese de Caicó-RN. O Conselho Fiscal se reuniu para ver as contas, até agora, e dar as orientações que se fizerem necessárias. O Conselho Consultivo é formado pelos ex-presidentes da CRD e pelos presidentes das Comissões Diocesanas dos Diáconos e auxilia o Presidente da CRD nas discussões e encaminhamento das atividades. Na metodologia usada no encontro foi feito trabalho de grupos, organizados por província, discussão de uma pauta preestabelecida e partilhada em plenária, num segundo momento.

Na reunião por província, a do Rio Grande do Norte, com presença de diáconos de Natal e de Caicó, definiu a realização de um encontro provincial dos diáconos, em 2017. Será no dia 11 de março de 2017, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó-RN. O presidente da Comissão Arquidiocesana de Natal, Diác. Manoel Carlos, e o articulador provincial, Diác. José Bezerra, estão responsáveis pela organização do encontro. As outras províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba e Alagoas também articularão eventos em nível provincial.

O Presidente da CRD NE2, Diác. João Gomes, assumiu o compromisso de visitar todas as Dioceses do Regional Nordeste 2, entre 2017 e 2018, antes da data da Assembleia Regional Eletiva, que ocorrerá em agosto de 2018. A proposta para a visita à Arquidiocese de Natal e à Diocese de Caicó é que ocorra nos dias que antecedem o Encontro Provincial, em março de 2017, mas isso ainda deverá ser confirmado posteriormente, com o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e com o Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos.


(Texto e foto: Diác. José Bezerra)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X