Destaques › 24/09/2015

Encontrão do Dízimo reúne centenas de agentes

Padre Tom Viana, assessor do Encontro (Foto: Cacilda Medeiros)

Cerca de 1.500 pessoas participaram do Encontrão Arquidiocesano do Dízimo, realizado no último domingo, 20, na Catedral Metropolitana de Natal. O evento faz parte da programação do Mês do Dízimo, vivido na Arquidiocese. A programação foi aberta às 9 horas, com as boas vindas do coordenador arquidiocesano de Pastoral, Padre Francisco das Chagas de Souza.  “Minha palavra é de ânimo. Que todo agente se espelhe no Cristo, que carregou a cruz e nos ensinou o caminho, Que cada agente saia desse encontro revigorado e disposto a levar o Evangelho adiante”, disse o Padre Chagas.

Durante a manhã, o Padre Helenildo Marques contou para os participantes do Encontro a experiência do Dízimo Missionário, vivenciada na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco. “O Dízimo Missionário acontece com a visita mensal do agente à casa do dizimista. Em cada casa, o agente deixa um envelope, faz uma reflexão sobre um trecho bíblico e reza junto com a família. Na missa do dizimista, celebrada no primeiro domingo, a família devolve o envelope, com a oferta”, conta o pároco. “Com isso, o resultado pastoral tem sido excelente, porque trouxe mais pessoas para as celebrações”, acrescenta.
O Padre Tom Viana, da Congregação dos Paulinos, residente em São Paulo, foi o assessor do Encontrão do Dízimo, na Arquidiocese de Natal, neste ano. Ele proferiu duas palestras durante o dia, tendo como base o tema central do Encontro: ‘Dízimo, Pastoral na comunidade de comunidades’. “Aqui, encontrei um povo muito esperançoso, animado, com um desejo grande de transformação e renovação”, comentou.

Às 11 horas, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, presidiu a celebração eucarística, numa Catedral lotada de fiéis. No final do encontro, o coordenador arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, Randenclécio Xavier, fez um balanço positivo do evento: “Foi um sucesso, com a participação da maioria das paróquias. Ficamos felizes com a boa participação nesse processo de formação e de animação missionária do dízimo”, destacou.