seminariospO seminário de São Pedro foi fundado oficialmente em 15 de fevereiro de 1919, pelo segundo bispo de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral. A criação do seminário retomava a iniciativa que ocorrera em 1912, quando primeiro bispo de Natal, Dom Joaquim de Almeida, fundou o “Seminário Diocesano”. Esta primeira experiência logrou êxito até 1916, quando foi fechado o seminário. O fechamento ocorreu no contexto da vacância pela qual a diocese passou, quando Dom Joaquim, motivo de enfermidade, renunciou a diocese. Esteve na reitoria do seminário neste período o Mons. Alfredo Pegado, auxiliado pelos padres da Sagrada Família.

A turma que abriu o Seminário de São Pedro contava com 12 alunos. O pavimento superior do anexo à esquerda da igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo), que hoje abriga o Museu de Arte Sacra, funcionou como primeira casa de formação. No ano de 1924, os seminaristas foram para um sítio, nas proximidades da atual Catedral Metropolitana. O seminário só recebeu instalações definitivas em 1930, quando por iniciativa do então bispo Dom Marcolino Dantas, foi dado início à construção a prédio na Av. Campos Sales, a obra foi concluída em 1933.

A crise vocacional que atingiu muitos seminários brasileiros no contexto pós-conciliar atingiu também o Seminário de São Pedro, que permaneceu fechado de 1967 a 1976. No dia 10 de fevereiro de 1977 foi reaberto o Seminário Menor. Por sua vez, o Seminário Maior foi reaberto em 8 de março de 1985. Após a reabertura, o Seminário teve vários endereços, enquanto o casarão da Av. Campos Sales, esteve alugado ao governo de Estado por um longo período. Somente em 1997 o seminário voltou ao seu antigo endereço, depois da retomada e reforma do “casarão de ouro” (como ficou conhecido o prédio do seminário), onde permanece até a atualidade.

Ao longo de seus 98 anos de história, o Seminário de São Pedro obteve um exponencial crescimento. Dentre os frutos desse esforço, abraçado por bispos e reitores, figuram nomes que foram e ainda são marcantes para a Santa Igreja, como o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, de saudosa memória. O seminário já ajudou a formar 11 bispos, sendo que seis deles assumiram, posteriormente, o pastoreio da Arquidiocese de Natal, inclusive o atual arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. O Seminário de São Pedro também já formou uma gama de sacerdotes que, ao longo de décadas, vem ajudando a edificar a Igreja de Natal.

No decorrer dos anos, o Seminário de São Pedro tem oferecido à sociedade potiguar um rico legado social e cultural. Além de gerar muitos sacerdotes para a igreja de Natal, foi o berço cultural de muitos homens ilustres da sociedade potiguar. Entre os ex-alunos encontra-se figuras de destaque nos campos artístico, político e acadêmico.

Reitor

Pe. José Valquimar Nogueira do Nascimento