Destaques › 09/11/2016

Festa de Nossa Senhora da Apresentação começa dia 11

imagem_site

Imagem de Nossa Senhora da Apresentação (Foto: Brunno Antunes)

Na próxima sexta-feira, 11, tem início a festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. Neste ano, a festa tem como tema: “Senhora da Apresentação, Mãe da Misericórdia”, inserido no contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco.

A programação iniciará às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, com louvores a Maria. Às 18h, acontecerá procissão, conduzindo as cerca de 100 capelinhas com a imagem da padroeira, que estavam em peregrinação pelos lares dos fiéis, desde 21 de setembro. A procissão sairá da antiga Catedral e seguirá até a Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, às 19h30, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Nos demais dias, haverá atividades na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana. Diariamente, às 5 horas, acontecerá Caminhada com Maria, da Igreja do Rosário para a antiga Catedral, concluindo com Missa. Também, na antiga Catedral, às 16h30, será recitado o ofício de Nossa Senhora, e, às 17h30, missa. Já, na Catedral Metropolitana, haverá celebração de missa às 8h, às 11h e às 16h30 (de segunda a sexta), às 11h e às 16h30 (sábado), e às 7h, 11h e às 19h (domingo). De terça a sexta-feira, das 14h30 às 16h30, haverá atendimento de confissões. Às 18h, recitação do terço e, às 19h, novena.

Encerramento

Cartaz da festa/2016 (Arte: Edvanilson Lima)

No dia 21 de novembro, encerramento das festividades, feriado no município de Natal, a programação será a seguinte: 00h – Vigília na Pedra do Rosário; 3h30 – Procissão fluvial; 5h – Missa na Pedra do Rosário, presidida pelo padre Fábio Pinheiro, vigário episcopal norte e pároco de João Câmara; 7h30 – missa solene na Antiga Catedral, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macedo; 10h – missa solene na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; 16h – Procissão, saindo da Antiga Catedral; 18h – missa solene de encerramento da festa, em frente à Catedral Metropolitana.

Ano da Misericórdia

Na Arquidiocese de Natal, o Ano Jubilar da Misericórdia vai ser encerrado no dia 21 de novembro, durante a missa solene, na Catedral Metropolitana, às 10h, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Como marco da vivência do Ano Jubilar na Arquidiocese, a Porta Santa da Catedral ganhará uma inscrição que faz referência à celebração.