Destaques › 28/10/2016

Igreja e organismos sociais planejam uma Pastoral para a Promoção da Justiça

Participantes do encontro (Foto: José Bezerra)

Elaborar uma proposta para implantação da “Pastoral para a Promoção da Justiça” é o objetivo de um encontro, que ocorre nestes dias 27 e 28 de outubro, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, Cidade Alta, Natal. A proposta é da Arquidiocese de Natal, “por manifesta vontade do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, com a criação e instalação do Tribunal Eclesiástico da Província Eclesiástica”, escreve o Diác. Francisco Teixeira, advogado e procurador da Arquidiocese, em artigo publicado na revista A Ordem, de setembro deste ano.

A proposta envolve vários organismos da Igreja Católica do Rio Grande do Norte, entre os quais o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), a Cáritas Diocesana de Caicó, Pastoral da Criança, e assessoria jurídica e de assistência social da Arquidiocese de Natal.

Nos dois dias de estudos, debates e entendimento do que seja uma Pastoral para a Promoção da Justiça têm a assessoria da socióloga e empreendedora Luciana André. Os 15 participantes do encontro são envolvidos ou já se envolveram com ações de pastorais sociais da Igreja Católica, no Rio Grande do Norte. Eles tentarão construir um “cenário social” da área de atuação da futura pastoral; definir objetivos, metas e atividades; identificar fontes de recursos para as ações; elaborar ferramentas e instrumentos de coleta de dados e registros; e organizar um fluxo de atendimento, monitoramento, avaliação e sistematização das ações.