Destaques › 15/08/2018

Livros de registro paroquiais na British Library

O arquivo da Arquidiocese de Natal disponibilizou cinco coleções de livros de registros paroquiais, através do site da British Livrary, no endereço: https://eap.bl.uk/project/EAP505 .

Em 2012, a direção do arquivo da Arquidiocese de Natal firmou convênio com o Laboratório de Experimentação em História Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para concorrer ao edital da British Library, da Inglaterra, para financiamento de projetos de difusão e preservação do conhecimento. O edital era voltado especialmente para livros e periódicos em risco de desaparecer.   O projeto foi o vencedor do edital, recebendo 7.500 libras para financiar a  recuperação, organização, digitalização e disponibilização das coleções dos livros de registros paroquiais. Após um ano de trabalho das equipes envolvidas, o material digitalizado foi enviado para a British Library que, recentemente, disponibilizou o material em seu site, para consulta gratuita.

Os livros disponibilizados são os de registro de nascimento, morte e casamento das paróquias da Catedral; São José, de Angicos; Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama; Nossa Senhora dos Prazeres, de Goianinha; e de Santana, em Santana do Matos.