Destaques › 04/09/2020

Mensagem do arcebispo aos dizimistas

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo de Natal

Queridos irmãos e irmãs dizimistas!

Neste tempo turbulento em que vivemos, tempo de perdas, de preocupação com os nossos irmãos e irmãs, de modo especial, os mais vulneráveis e considerados de risco, por causa da pandemia, o nosso olhar se volta, com espírito de consolação, mas também, de gratidão a todos os fiéis católicos. É um olhar de gratidão pela generosidade, pela fidelidade e pela perseverança na entrega do dizimo.

O Dízimo não é um pagamento, nem tampouco uma troca financeira em prol de uma graça. Dizimo significa oferta, doação, gratuidade. Este ano a Pastoral do Dízimo é convocada a refletir o tema: “Dízimo: conversão pastoral e missionária”, e o lema: “Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15,5). Fazer a experiência do dízimo significa dar um outro sentido ao dinheiro, às posses, aos bens. Sabemos como o Senhor Jesus deseja de nós uma vida de liberdade diante das coisas que possuímos. Não somos amados por termos posses, porque somos ricos ou porque somos santos. O amor de Deus por nós é gratuito e sua razão de ser encontra-se no próprio Deus. Um grande santo, doutor da Igreja, São Bernardo, afirmava: “A causa pela qual Deus há de ser amado é o próprio Deus; o modo é amar sem modo” (SÃO BERNARDO. De diligendo Deo, I,1). Deus não nos ama porque somos santos e belos; somos santos e belos porque Deus nos ama. Essa gratuidade do amor de Deus por nós deve ser a grande marca de nossa fé, de nossa espiritualidade e do nosso discipulado missionário. Por isso, nunca é demais renovar a mensagem da conversão, e que ela deve ser pastoral e missionária. Um coração convertido se torna sempre um coração generoso. Um coração que dá frutos.

Minha mensagem de gratidão se torna também apelo à confiança no bom Deus. Ele nunca nos abandona. Antes, enche nossa vida de frutos e bençãos. Ao celebrar o mês do Dízimo, em setembro, e, de modo especial, o Encontrão do Dízimo no dia 20, nossa ação de graças por todos os dizimistas de nossa Arquidiocese, por todos os agentes da Pastoral do Dízimo. Que todas as suas dimensões: religiosa, eclesial, missionária, caritativa, animem o trabalho pastoral e que ele seja sinal de fé e de conversão.

Desejo a todos um bom encontro, e que o mês do Dízimo seja vivido na gratuidade, na gratidão e na confiança.