Destaques, Notícias gerais › 01/03/2021

Miss@o.Com oferece palestras e oficinas de capacitação para agentes da Pascom na Arquidiocese de Natal

 

 

 

 

 

Os agentes da Pastoral da Comunicação de 38 paróquias da Arquidiocese de Natal participaram da 1ª edição do Miss@o.Com 2021, um evento de formação e articulação, promovido pela coordenação arquidiocesana da Pascom, que oferece palestras e oficinas, com o objetivo de aprimorar o serviço pastoral realizado pelos agentes.

O evento ocorreu no último sábado, 27 de fevereiro, por meio da plataforma Google Meet e contou com a participação de mais de 70 agentes. A programação teve início com a acolhida aos participantes, conduzida pelo jornalista Cezar Barros, articulador arquidiocesano da Pascom, seguida de oração inicial e partilha do Evangelho, cuja reflexão foi realizada pelo diácono José Bezerra, um dos assistentes eclesiásticos da Pascom em nível arquidiocesano.

Depois, a jornalista Luiza Gualberto, do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, proferiu a palestra “Ser Pascom”, que abordou conceitos importantes para compreender a prática pastoral sugerida pela Igreja para a Pascom, com base no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99 da CNBB).

A última parte do evento foi a realização de três oficinas, oferecidas de forma simultânea, em diferentes salas virtuais do Google Meet. Uma das formações tratava de “Noções Básicas de Design” e foi assessorada pelo gestor de mídias sociais da rádio 91 FM, Edvanilson Lima. A segunda oficina abordou “A Pascom na Celebração Eucarística” e foi conduzida por Aldair Santos e Josemar Nascimento, coordenadores da Pascom em paróquias da capital norte-riograndense e integrantes do Núcleo de Formação da Pascom na Arquidiocese de Natal. Outro membro desse núcleo, Jeferson Rocha, jornalista e mestre em jornalismo, ministrou a terceira opção de oficina desse Miss@o.Com, sobre “Técnicas de Entrevista”.

A avaliação geral do evento é positiva, por parte da Arquidiocese de Natal. “Nós nos desafiamos a realizar o evento de forma virtual, com oficinas simultâneas e, graças a Deus, foi bem proveitoso. Temos recebido comentários dos agentes, ressaltando e agradecendo pela iniciativa de promover formações virtuais, ainda que seja necessário manter o isolamento social nesse tempo da pandemia”, destacou Cezar Barros, articulador arquidiocesano da Pascom.

Essa também é a percepção dos agentes que participaram do evento. “Gostei muito do Miss@o.Com. Pode continuar nesse formato até voltamos ao normal”, disse Fabrício Batista, agente e coordenador da Pascom na Paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em Natal.

A Arquidiocese de Natal pretende realizar mais três edições do Miss@o.Com nos meses de março e abril, para atingir as demais paróquias e áreas pastorais do território arquidiocesano. Ao todo, são mais de 100 comunidades que contam o serviço da Pastoral da Comunicação.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X