Notícias, Notícias gerais › 19/10/2016

Morre artista sacro Cláudio Pastro

Cláudio Pastro, no Santuário Nacional de Aparecida (Foto: Thiago Leon)

Cláudio Pastro, no Santuário Nacional de Aparecida (Foto: Thiago Leon)

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 19 de outubro, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), o artista sacro Cláudio Pastro.  O corpo está sendo velado no Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra (SP). O sepultamento acontecerá às 16h, nesta quarta-feira, no cemitério do Mosteiro, precedido da Eucaristia em ação de graças por sua vida e ressurreição.

Cláudio Pastro era considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área. Paulistano, nascido em 16 de outubro de 1948, de família católica, era especializado em arte sacra e tem suas obras baseadas no Concílio Ecumênico Vaticano II.

Grande devoto da espiritualidade beneditina recebeu o título de oblato.  Reformou centenas de igrejas no Brasil e no exterior.

Entre diversos trabalhos realizados em diversos lugares do mundo, se destaca o acabamento do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo.

Em Natal

Arte de Cláudio Pastro, na cripta da Catedral Metropolitana de Natal (Foto: Luiza Gualberto)

Arte de Cláudio Pastro, na cripta da Catedral Metropolitana de Natal (Foto: Luiza Gualberto)

A capela do Santíssimo Sacramento, cripta da Catedral Metropolitana de Natal, tem obras de autoria de Cláudio Pastro. Em uma das paredes, uma pintura com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. No teto da cripta, o Cordeiro, ao centro, com o coração ferido, ladeado pelos apóstolos, remete à imagem da própria Igreja, que tem como centro Cristo, cordeiro sem mancha. A capela foi inaugurada em 13 de outubro de 1991, por ocasião da visita do Papa João Paulo II à capital potiguar.

Na Catedral Metropolitana, o crucifixo da coroa, acima da mesa do altar, também é obra do artista plástico.

Além de Natal, o Mosteiro das Clarissas, na cidade de Caicó, também conta com pinturas de autoria de Cláudio Pastro.

Santuário Nacional de Aparecida

Responsável pela preparação do maior Santuário mariano do mundo, Cláudio Pastro esteve à frente da concepção artística, criação de painéis, vitrais e tantas obras da Basílica de Aparecida, desde 1999. É considerado por arquitetos e especialistas um dos mais importantes artistas sacros do mundo.

Ao caminhar pelos corredores do Santuário Nacional, nota-se a grandiosidade da Basílica dedicada a Padroeira do Brasil e observa-se o colorido e os traços marcados pelas obras de Pastro.

Também é autor do monumento em homenagem aos 300 anos do encontro de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, inaugurado recentemente nos jardins do Vaticano, em Roma, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP) e futuramente em Brasília (DF), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

(Com informações do portal www.a12.com)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X