Notícias › 16/06/2020

Morre Dom Valério Breda

Por assessoria de imprensa do Regional Nordeste 2

Morreu nesta terça (16), dom Valério Breda, bispo da Diocese de Penedo, em Alagoas. O religioso tinha 75 anos de idade e veio a óbito depois de um grave quadro de insuficiência renal, provocado por uma reação alérgica intensa.

A missa de corpo presente será celebrada às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Penedo (AL). A solenidade será presidida por dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, presidente da CNBB Nordeste 2 e bispo de Garanhuns (PE), e concelebrada pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, apenas padres da Diocese de Penedo poderão participar da celebração dentro do templo. A solenidade será transmitida pelas redes sociais das paróquias e comunidades locais.

Após a missa, o corpo de dom Valério, que também era presidente da Comissão Regional Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB Nordeste 2, será sepultado na catedral.

Internado no Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió, desde o dia 15 de abril, após sofrer uma acidente vascular cerebral na casa paroquial onde morava em Penedo, dom Valério ficou inicialmente 14 dias na UTI. O bispo continuou o tratamento médico em um apartamento do hospital, mas precisou retornar aos cuidados intensivos no dia 3 de maio depois de apresentar desconforto respiratório.

Dom Valério chegou a ser submetido a sessões de hemodiálise e à ventilação mecânica. O religioso também fez dois exames para detecção do novo coronavírus, ambos, porém, deram negativos para Covid-19.

Na última quarta (10), dom Valério teve uma forte reação alérgica e precisou voltar à ventilação mecânica e ao processo de hemodiálise, não resistindo sete dias depois.