Destaques › 02/02/2015

Movimento da Barragem Oiticica e Governo se reúnem quarta-feira

O Movimento dos Atingidos pela Barragem Oiticica realizará uma plenária, na próxima quarta-feira, 04 de fevereiro, às 9 horas, na Igreja de Santana, da Comunidade Barra de Santana, município de Jucurutu-RN. O objetivo é retomar as negociações entre o Movimento e o Governo do Estado, baseadas na carta entregue ao Governador Robinson Faria, no dia 7 de janeiro deste ano. O Governador Robinson Faria já confirmou presença na plenária para as negociações com o Movimento.

Audiência do Movimento com o Governador, dia 7 de janeiro de 2015, na governadoria (Foto: José Bezerra)

“O Movimento aguarda ansiosa e esperançosamente a presença do Governador e sua equipe, com respostas concretas às proposições, em especial ao pagamento dos 127 processos judicializados, a terraplenagem do Alto dos Paióis, definição do local com desapropriação da área para a construção do novo cemitério da Nova Barra de Santana e o plano de trabalho com o cronograma físico-financeiro referente ao termo de compromisso de 25 de julho de 2014”, afirma José Procópio de Lucena, representante do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), junto ao Movimento.

Após as respostas do governador Robinson Faria às propostas e das negociações, com a consequente assinatura do termo de compromisso, o Movimento realizará plenária para discutir os rumos e estratégias de acompanhamento e monitoramento dos compromissos firmados. A plenária contará com a presença dos agricultores familiares, produtores rurais, moradores de Barra de Santana, de movimentos sociais e sindicais, das Igrejas e diferente segmentos sociais dos municípios de Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas, municípios que terão áreas alagadas pelas águas da Barragem.

Na carta de convocação da plenária, o Movimento ressalta o lema que assumiu desde a primeira paralisação: “Barragem de Oiticica sim! Injustiças não! Direitos já! No pontapé não sairemos”.