Destaques › 09/01/2015

Movimento só suspende paralisação após atendimento de reivindicações

A Plenária do Movimento dos Atingidos pelas obras da Barragem Oiticica, realizada ontem, 8 de janeiro, às 19 horas, na Igreja de Santana, em Barra de Santana, distrito de Jucurutu, reuniu mais de 250 pessoas, entre famílias, proprietários e moradores da área a ser inundada pela represa. O objetivo foi definir os pontos prioritários a serem atendidos para que o Movimento suspenda a paralisação da obra.

Plenária dos atingidos pela construção da barragem (Foto: Marcos Dantas)

Plenária dos atingidos pela construção da barragem (Foto: Marcos Dantas)

Nas discussões, a plenária decidiu que a paralisação só será suspensa mediante o atendimento dos seguintes pontos: pagamento das indenizações dos 127 processos judicializados; conclusão da terraplenagem do Alto do Paiol, área em que será construída a Nova Barra de Santana; desapropriação da área do cemitério da Nova Barra de Santana; e assinatura do Termo de Compromisso por parte do Governo do Estado para a efetivação dos pontos constantes da carta apresentada ao governador Robinson Faria.

Movimento e Governo devem firmar novo compromisso

O Termo de Compromisso entre o governo do Estado e o Movimento dos Atingidos pela Barragem Oiticica deverá ser firmado num encontro do Governador Robson Faria e assessores com o Movimento, em Barra de Santana, em data a ser agendada pelo governador. A data será definida “o mais breve possível”, conforme disse o governador, na audiência, dia 5 de janeiro, na governadoria, em Natal.

Os pontos a serem firmados no Termo já constam da carta entregue a Robinson Faria, no dia 5 de janeiro. Entre eles, estão: construção da Nova Barra de Santana; plano habitacional para 50 famílias sem teto que residem na área; reassentamento de 176 agricultores sem terra, nas três agrovilas, a serem criadas nos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando; definição de prazo para pagamento das indenizações; e só fechar a calha central da barragem após o cumprimento de tudo que for acordado no Termo de Compromisso.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X