Destaques › 10/12/2019

Natal prepara festa dos co-padroeiros

Tradicionalmente, a festa de Santos Reis reúne milhares de fiéis (Foto: Luiza Gualberto)

As imagens dos Santos Reis peregrinam pelas comunidades da Paróquia da Sagrada Família, nas Rocas, desde o último dia 6. Trata-se de uma preparação para a festa dos co-padroeiros da cidade do Natal, que será celebrada no período de 28 de dezembro a 6 de janeiro, no Santuário dedicado a eles, no bairro de Santos Reis. De acordo com o pároco, Padre Francisco Lima, a abertura, no dia 28, será às 19h, com a chegada das imagens peregrinas. O novenário será celebrado sempre às 19h, com a participação de coordenações arquidiocesanas de pastorais, serviços e movimentos. Todas as noites, também vai haver quermesse, com apresentações culturais, em frente ao Santuário.

No dia 5, às 5h30, será celebrada missa, em frente ao Forte dos Reis Magos. A programação de encerramento, no dia 6, será intensa, iniciando às 7h, com a missa dos peregrinos; às 9h, a segunda missa do dia, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo; às 15h, haverá carreata, saindo do Santuário, passando pelos pontos históricos da capital, em direção à Ladeira do Sol. Lá, iniciará a procissão, seguindo pela orla, retornando ao Santuário, onde será celebrada missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

As imagens de Santos Reis chegaram a Natal, no ano de 1752, um presente do rei de Portugal, Dom José, para a capelinha do Forte. Atualmente, as imagens são guardadas no Santuário.