Artigos, Notícias › 27/05/2020

O risco pós-paradigmático

Por Pe. Matias Soares,
Pároco da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório – Mirassol – Natal

Tenho observado como as muitas construções reflexivas estão gravitando em torno da crise atual, com suas consequências, causada pelo Vírus. O que de imediato podemos constatar é que já existe a desconstrução da ordem sistêmica mundial, até o momento vigente. Com isso, não contemplo em hipótese alguma uma teoria da conspiração global.

O impacto é clarividente na fratura da saúde , na economia e na política. Como estas condicionaram o Humano, desintegrando-o como sujeito e tirando seu protagonismo, com sua massificação e coisificação, surge a novidade viral para sorrateiramente dizer-nos que a ecologia integral, onde o Ser Humano deve continuar sendo central, não pode ser esquecida.

Cada dimensão tenta atrair para seu fim a urgência do momento. Há a corrida para salvar a vida, outra o lucro e outra o poder. A microfísica da situação de sobrevivência e domínio continua. Poucos conseguem inteligir que só pela solidariedade generalizada é que podemos sair desta situação mais fortes e humanizados. Só assim, tiraremos lições de tudo isso.

A incerteza que antes era só do futuro, nos aponta um desafio antropológico atual profundamente angustiante: quais as seguranças podemos alcançar com o que somos e temos? Eis o que o presente nos apresenta aqui e para o futuro. Visualizemos este risco pós-paradigmático.

O que não pode ser tirado de cada um de nós e nossas instituições é que não podemos cair na tentação de querer recomeçar um novo caminho, dispensado e menoscabando o que já tínhamos de construção. Essa sensação parece estar disseminada. Surgem muitos visionários, que comprometem o que é real, em função de incertezas especulativas. Vamos continuar construindo a nossa história a partir do que existe. Teremos muitos desafios; contudo, é sempre o Ser Humano que tem condições de narrativas que possam estar acontecendo no tempo e no espaço. Assim o seja!