Destaques › 12/06/2015

Padres recebem título de Monsenhor

mons. 1

(da esq. Mons. Luiz Teixeira, Dom Jaime Rocha e Mons. Inácio de Loiola) créditos: Cacilda Medeiros

Na manhã desta sexta-feira (12), o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha entregou o título de Monsenhor na categoria de “Capelão de Sua Santidade” aos padres Luiz Teixeira de Almeida e Inácio de Loiola Bezerra, na missa de encerramento da Jornada de Oração pela Santificação do Clero, na Catedral Metropolitana.

Segundo Dom Jaime, a honraria é concedida aos dois sacerdotes pelo “zeloso desempenho de suas funções ao longo de muitos anos de sacerdócio”, destacando-se pelo “amor a Igreja e ao serviço pelo próximo”.

Monsenhor é um título honorário conferido pelo Papa a padres por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia. O título é normalmente abreviado por “Mons.”.

Cada Bispo por intermédio das Nunciaturas Apostólicas pode propor ao Papa a honraria aos padres do seu clero, as propostas são avaliadas pela Santa Sé mediante vários critérios, incluindo requisitos de idade. O Papa Francisco aumentou para 65 anos a idade mínima para a concessão do título por proposta dos Bispos Diocesanos. O número total de Monsenhores de uma Diocese não pode ultrapassar 10% do clero diocesano.

Além dos Monsenhores Luiz Teixeira e Inácio de Loiola, a Arquidiocese de Natal conta com mais sete “Capelães de Sua Santidade” Mons. Agnelo Barretto, Mons. Armando de Paiva; Mons. Geraldo Almeida, Mons. Lucas Neto, Mons. Luiz Lucena, Mons. Lucilo Machado e Mons. Pedro Ferreira.

1 Comentário para “Padres recebem título de Monsenhor”

1. JOSÉ DO NASCIMENTO disse:

Parabéns aos dois Monsenhores e em especial mons. Inácio que é meu conterrâneo, Deus abençoe o seu ministério.

Agora, diante dos relacionados os monsenhores percebo,que o mons. pinto emérito de angicos não está incluído,afinal ele é ou não é monsenhor?

aguardo resposta,inclusive no quadro do clero ele aparece como padre.

grato – NASCIMENTO.