ARTIGO - "Caritas in veritate": princípio vital da Doutrina Social da Igreja
- pascom9
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Dom João Santos Cardoso
Arcebispo de Natal
Em sua encíclica Caritas in veritate, Bento XVI (2009) afirma que a doutrina social da Igreja Católica encontra no binômio “caridade na verdade” o seu princípio fundamental e dinâmico. Trata-se de um princípio que sustenta e orienta todo o arcabouço dessa doutrina, conferindo-lhe sentido e eficácia ao testemunho cristão no mundo. “A caridade é a via mestra da doutrina social da Igreja” (CV, n. 2), pois dela derivam as diversas responsabilidades e compromissos da ação eclesial no campo social.
Contudo, para que a caridade não se esvazie ou seja mal compreendida, é necessário que ela esteja intimamente unida à verdade. “Pela sua estreita ligação com a verdade, a caridade pode ser reconhecida como expressão autêntica de humanidade e como elemento de importância fundamental nas relações humanas, nomeadamente de natureza pública” (CV, n. 3). A caridade, entendida como dom recebido de Deus e partilhado com os outros, transcende o sentimento e o emotivismo, tornando-se critério de justiça e força propulsora para a civilização do amor.
Entretanto, essa caridade só se realiza de forma autêntica quando iluminada pela verdade. A verdade liberta a caridade de reducionismos sentimentais, dá-lhe substância racional e garante sua credibilidade ética. É à luz da verdade que se reconhecem o valor inviolável da pessoa humana, a dignidade do trabalho, o sentido do bem comum e a exigência da justiça social. Sem a verdade, a caridade degenera em sentimentalismo, perde seu conteúdo moral e se converte em instrumento de manipulação emocional ou ideológica (CV, n. 3). Por isso, a caridade precisa da verdade para não se tornar refém das modas culturais, das opiniões passageiras ou de interesses ocultos.
Da mesma forma, a verdade precisa da caridade para não se transformar em frio legalismo, em rigidez moralista que julga e exclui, ou em ideologia desumanizante. A verdade, sem a caridade, não convence nem transforma: permanece abstrata, distante, incapaz de tocar o coração e mover à conversão. Só a caridade torna a verdade persuasiva, credível e acolhedora. A doutrina social da Igreja, nesse horizonte, é expressão da caridade iluminada pela verdade — um saber sapiencial que integra fé e razão, amor e justiça, contemplação e ação.
Por isso, afirma Bento XVI que “Caritas in veritate é um princípio à volta do qual gira a doutrina social da Igreja” (CV, n. 6). Esse princípio se traduz operativamente em critérios éticos orientadores da ação, especialmente a justiça e o bem comum. Tais critérios não emergem de meras análises técnicas ou de construções ideológicas, mas da adesão ao Evangelho como verdade plena sobre o ser humano e a sociedade.
Neste contexto, a doutrina social da Igreja não se reduz a um apêndice pastoral, mas se apresenta como parte essencial da missão evangelizadora. Ela “é serviço da caridade, mas na verdade” (CV, n. 5), o que significa que sua atuação no campo social é, antes de tudo, um testemunho do amor de Cristo vivido com responsabilidade, discernimento e fidelidade ao bem integral do ser humano.
Assim, a Igreja contribui para a edificação da “cidade do homem” com os alicerces do dom, da justiça, da misericórdia e da solidariedade. A caridade, segundo a Encíclica, possui também um rosto político e institucional, quando se orienta para a promoção do bem comum: “Comprometer-se pelo bem comum é exigência de justiça e de caridade” (CV, n. 7). Trata-se, pois, de uma caridade eficaz, que estrutura as relações sociais, econômicas e culturais em chave de comunhão e participação.
Por fim, Caritas in veritate é também um apelo espiritual. A Igreja, como reconhece Bento XVI, “não tem soluções técnicas para oferecer” (CV, n. 9), nem pretende substituir os atores políticos ou econômicos. Mas tem uma missão insubstituível: proclamar a verdade que liberta, denunciar as estruturas de pecado e testemunhar, no meio das realidades humanas, o amor redentor de Cristo. A doutrina social, portanto, é lugar teológico e pedagógico onde fé e vida se encontram, e onde o discípulo missionário se forma para transformar o mundo segundo o coração de Deus.