top of page

ARTIGO - Irmã Maria José a caminho dos altares


Pe. José Freitas Campos

Do clero da Arquidiocese de Natal


O Concílio Vaticano II (1962-1965), na constituição sobre a Igreja, já nos adverte que a vocação à santidade se estende a todas as pessoas, em todos os tempos. Cabe a cada um de nós, na sensibilidade da fé e do amor, respondermos a este chamado que é dom e graça.


Ir. Maria José Bezerra de Melo, (Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho) na sua simplicidade, soube responder generosamente a este apelo de Deus em sua vida. Mulher nordestina, alagoana de Cacimba de Dentro, município de Palmeira dos Índios/AL, ingressou na Vida Religiosa, em 1898, onde recebeu sua formação inicial e professou os seus votos perpétuos.  Dedicou-se com amor e zelo ao serviço da música, sendo também professora de instrução primária e prendas domésticas.


Em Ceará-Mirim/RN, no ano 1952, residindo no Colégio Santa Aguida, dedicando-se também ao magistério, foi se destacando por uma vida doada à oração, à caridade e ao amor à Igreja. Pouco a pouco, na sua simplicidade, começou a conquistar pessoas, sobretudo, adolescentes e jovens para o convívio fraterno, manifestando a alegria de viver.

Ir. Maria José faleceu em Ceará-Mirim/RN, no dia 14 de janeiro de 1970, com 96 anos de idade. A partir dessa data, as pessoas com quem ela conviveu, começaram a perceber traços de santidade, quando recorriam a sua intercessão e eram atendidos em suas preces.

Cinco anos após a sua morte (1975), as Irmãs resolveram transferir os restos mortais da Irmã Maria José para a Casa Mãe, em Bom Conselho/PE, e para a surpresa de todas, constataram que o corpo da religiosa estava intacto. Diante deste fato, tiveram que adiar este procedimento por mais alguns anos, quando, finalmente, em 1982, realizaram uma nova tentativa de transferência e o corpo permanecia incorruptível. Somente em 1984, foi possível transferir os restos mortais para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na Paróquia de Ceará-Mirim/RN, sob o paroquiato de Mons. Rui Miranda. A sua fama de santidade se espalhava mais e mais, a tal ponto de ficar reconhecida como a “Santa de Ceará-Mirim”.

Em março de 2025, sob a presidência do Arcebispo Metropolitano de Natal/RN, D. João Santos Cardoso, com a presença do postulador da Causa para a Beatificação, Frei Jociel João Gomes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinho, OFMCAP, foi aberto o processo de beatificação de Irmã Maria José Bezerra de Melo que continuará intercedendo a Deus para que a sua santidade chegue até nós.

bottom of page