top of page

ARTIGO - Não colabore com o pai da mentira

Diác. José Bezerra de Araújo

Assistente eclesiástico da Pascom


Não há dúvida de que a mentira existe desde a criação do homem, e o autor é nada mais nada menos do que satanás – não à toa considerado o “pai da mentira” – por ser “o mentiroso original”. Foi satanás quem contou a Eva a primeira mentira (Gn 3,1). E até hoje a mentira é usada como ferramenta de enganação torpe dos sem caráter, que se aproveitam da inocência e falta de cultura e de senso crítico de muitos para tirarem proveito para si. Ultimamente, o nome tomou uma denominação dita “moderna”, na verdade americanizada – fake News.


O escritor e jornalista Paulo José Cunha, também professor da UnB, escreveu um artigo com o título “Minta, minta sempre. Alguma coisa ficará”. É interessante observar que no primeiro parágrafo do artigo, ele afirma: “O desprezo à ética somado à ganância pelo poder tem resultado no apelo à mentira como forma de angariar o bem mais precioso numa campanha: os votos”. E ele está absolutamente certo. Foi o que se viu no Brasil, antes, durante e depois das últimas campanhas políticas, com o objetivo de angariar votos, simpatizantes, idiotizar e incutir ódio nos incautos e levá-los à prática de atos violentos contra quem eles consideram indignos de assumir poder, numa ou noutra esfera.


A Bíblia tem muitos nomes para Satanás a fim de descrever sua verdadeira natureza: “o príncipe do mundo” (João 12:31); “o deus deste século” (2Coríntios 4:4); “o tentador” (1Tessalonicenses 3:5); "o sedutor de todo o mundo"(Apocalipse 12:9); "Belzebu"(literalmente, "senhor das moscas", o governante dos demônios, (Mateus 10:25) e "Belial", que significa "o maligno"(2Coríntios 6:15). (https://www.gotquestions.org/Portugues/pai-da-mentira.html).


Muitos dos que aceitam as mentiras como verdades absolutas, ou são fanáticos, ou são sem caráter ou querem tirar proveito para si próprio e/ou seu grupo de seguidores, também não menos fanáticos e sem caráter, ou simplesmente “inocentes e sem formação sócio-política”. Esses últimos, pondera-se, sem capacidade intelectual de discernimento entre o que é uma mentira e uma verdade, como costumam dizer os submissos a um superior: “se o chefe disse, é verdade”.


Então, se satanás é o pai da mentira, quem mente é o que? Ora, é um seguidor de satanás. Não pode haver outra conclusão. Os que fazem uso da mentira para tirar proveito, lesar pessoas inocentes, são tal e qual satanás; Ou, como Eva, essas pessoas “caem” na “lábia” dos mentirosos de hoje e repercutem as mentiras – fake News – disseminadas nas mídias sociais. E seus seguidores creem cegamente nas mentiras disseminadas.


É bom lembrar que Jesus condena veementemente os mentirosos. Falando a um grupo de judeus, Jesus disse: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Lembrem-se os mentirosos o que ensina a Bíblia: “a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8).


Então, leia, estudo, pesquise ao se deparar com determinadas informações e confira se são verdades ou mentiras, antes de partilhar, compartilhar ou sair por aí afirmando aos amigos como se fossem verdades absolutas. Você pode está colaborando com o “pai da mentira”.

bottom of page