top of page

ARTIGO - O retiro e o reorganizar a vida


Pe. José Marcos Silva de Lima

Diretor espiritual do Seminário de São Pedro


Um retiro acontece quando paramos e temos a coragem de revisitar nossa vida interior. Com essas palavras, quero chamar você, caro leitor deste breve artigo, para essa necessidade de regularmente parar um pouco para meditar sobre sua interioridade. Vivemos dias corridos, com a impressão de que a vida se torna cada vez mais monótona, abrindo espaço para a tristeza, a melancolia que nos leva ao vazio existencial. É bem verdade que muitos dirão que não têm tempo para um retiro. Mas, a verdade é que nosso interior sente a necessidade natural de um momento de parada ,  sem o qual é impossível seguir em frente.


Somos reféns de uma agenda e de um ativismo acelerado que não nos deixam sequer respirar e sentirmos que estamos vivos. Todo ativismo quando não é reorientado leva às doenças, e  acredito que a maior doença é a amnésia espiritual que nos leva ao esvaziamento da fé. A felicidade depende também de uma reorientação da própria vida. Portanto, a nossa vida interior pede passagem em meio ao emaranhado de atividades, muitas delas, desnecessárias, que vamos criando até mesmo naquele tempo reservado que deveria ser reservado ao nosso ócio.


O retiro pode ser pessoal ou em pequeno grupo. O importante é que nele estejamos receptivos à linda experiência com Deus. Um ambiente que convide à oração e um roteiro que oriente sua prática, tornam-se aliados importantes para um bom e digno retiro.


Certo dia um noviço chegou para seu abade se queixando de cansaço e desmotivação. O abade, como bom mestre espiritual, aconselhou que o mesmo voltasse para sua cela e lá ficasse em silêncio e contemplação. Só existe retiro se houver silêncio e contemplação. O silêncio que deve ser exterior e interior. A contemplação que se dar na oração que nos abre para o maravilhoso encontro com Deus.


Todos nós precisamos de retiro. Desde o Papa até o mais comum do fiel de uma comunidade rural. Todos precisamos e podemos fazer uma bonita experiência de Deus. E, o retiro é por excelência uma experiência de Deus.


Buscamos diariamente as academias para exercitarmos nosso corpo para uma melhor qualidade de nossa saúde corporal, mas esquecemos por vezes de que nossa saúde espiritual precisa também de cuidado. E, um dos cuidados necessários com nossa saúde espiritual advém desse oxigênio da alma que é a oração contemplativa.


Convido a você, caro leitor, a buscar sempre se renovar espiritualmente por meio de um retiro pessoal ou grupal, a fim de obter para você uma melhor qualidade de vida interior.

bottom of page