top of page

Festa de Jubileu de Ouro Sacerdotal

O arcebispo emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o Padre José Freitas Campos, pároco emérito da Paróquia de São Sebastião, no Alecrim, celebrarão jubileu de ouro sacerdotal, no próximo sábado, 01 de fevereiro. A missa em ação de graças pelo jubileu de Dom Jaime acontecerá às 10 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Os fiéis poderão acompanhar através do canal da Arquidiocese, no youtube. Já, a missa em ação de graças pelos 50 anos de vida sacerdotal do Padre Campos será celebrada às 19 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, no bairro do Alecrim.

Os dois foram ordenados sacerdotes, juntamente com o Padre Antônio Cassiano da Silva, já falecido, em primeiro de fevereiro de 1975, no Ginásio Poliesportivo do SESC, na Cidade Alta, pelo então arcebispo metropolitano de Natal, Dom Nivaldo Monte.

 

Dom Jaime

 

Nascido em 30 de março de 1947, na cidade de Tangará, interior do Rio Grande do Norte, desde muito cedo demonstrou vocação ao sacerdócio. Em fevereiro de 1961, aos 14 anos, entrou para o Seminário de São Pedro, em Natal, para os estudos clássico e o ginásio. Em 1968, entrou para o curso de Sociologia e Política, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No ano seguinte, foi para São Paulo estudar Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no bairro do Ipiranga.

Logo após a ordenação sacerdotal, ocorrida em 01 de fevereiro de 1975, os jovens sacerdotes Jaime e Campos foram enviados à Paróquia de São João Batista, em Pendências.

Lá, o então Padre Jaime permaneceu durante 12 anos. Em 1987, foi nomeado por Dom Nivaldo Monte como reitor do Seminário de São Pedro. Ainda como reitor do Seminário, o Papa João Paulo II o nomeou bispo para a Diocese de Caicó (RN), em 29 de novembro de 2005. Dom Jaime foi bispo da Diocese de Caicó, entre 1996 a 2005, e bispo da Diocese de Campina Grande (PB), de 2005 a 2011. Entre 2007 e 2008, também foi administrador apostólico da Diocese de Guarabira (PB). Em 21 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI transferiu-o para a Arquidiocese de Natal, função que desempenhou até 2023, quando se tornou arcebispo emérito.

 

Padre Campos

 

Padre José Freitas Campos nasceu no município de Senador Elói de Souza (RN), em 10 de dezembro de 1948, filho de Renato Cesário Campos e de Maria Jacinto de Freitas. No ano de 1961 ingressou no Seminário de São Pedro e foi ordenado sacerdote, por Dom Nivaldo Monte, em 01 de fevereiro de 1975, em Natal, juntamente com Dom Jaime Vieira Rocha e com Padre Antônio Cassiano da Silva. Após a ordenação, Dom Nivaldo o enviou, juntamente com o colega de turma, Padre Jaime, para atuar nos municípios de Pendências, Alto do Rodrigues e Ipanguaçu, função que exerceu até abril de 1976, quando foi nomeado vigário cooperador de São José de Campestre. Entre 1978 e 1981, foi vigário substituto de Serra Caiada. Em 1982, recebeu a missão de ser o primeiro pároco da Paróquia da Sagrada Família, nas Rocas, em Natal. E, em 10 de março de 1993 foi nomeado pároco da Paróquia de São Sebastião, no Alecrim, função que desempenhou até 2024, quando se tornou pároco emérito.

Padre Campos também ficou conhecido nacionalmente por compor mais de 200 hinos e músicas litúrgicas e por publicar vários livros.

bottom of page