Destaques › 01/03/2019

Projeto da cripta da Catedral é entregue ao arquivo arquidiocesano

Dom Matias Medeiros, Dom Jaime e Irmã Vilma (Fotos: Cacilda Medeiros)

O rascunho original do projeto da cripta da Catedral Metropolitana de Natal, de autoria do artista plástico Cláudio Pastro, foi entregue ao arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e à coordenadora do arquivo da Arquidiocese, Irmã Vilma Lúcia, na manhã desta quinta-feira, 28. O material estava sob os cuidadosdo monge beneditino, Dom Matias Fonseca de Medeiros, OSB, natural de Natal e que é do Mosteiro de São Bento, do Rio de Janeiro.

Cláudio Pastro, que faleceu em outubro de 2016, em São Paulo, onde morava, foi o responsável pelo projeto arquitetônico da cripta, onde fica a capela do Santíssimo Sacramento, no subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. A capela foi inaugurada em outubro de 1991, pelo Papa João Paulo II, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional, sediado na capital potiguar.

Quando de suas vindas a Natal, por ocasião da construção da Catedral, o artista plástico, especialista em arte sacra, se hospedava na casa da mãe de Dom Matias, de quem era amigo da família. Segundo o monge, em uma das vindas, Cláudio esqueceu o projeto e, muito tempo depois, foi que sua mãe encontrou. A partir de então, os rascunhos ficaram sob os cuidados de Dom Matias. Agora, eles passam a compor o acervo do arquivo metropolitano da Arquidiocese de Natal.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X