Notícias, Notícias gerais › 23/08/2019

Regional Nordeste 2 estuda implantação do motu próprio do Papa Francisco “Vos estis lux mundi”

Integrantes do CEP e do CDP realizaram reunião na quarta (21), na sede da CNBB NE 2 (Foto: Assessoria de imprensa NE2)

Por: assessoria de imprensa do NE2

O Conselho Episcopal de Pastoral (CEP) e o grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP) da CNBB Nordeste 2 iniciaram as discussões para a implantação do motu próprio do papa Francisco “Vos estis lux mundi” (“Vós sois a luz do mundo”). O documento determina que até junho de 2020 todas as dioceses e arquidioceses tenham um setor para acolher denúncias referente a eventuais abusos praticados por clérigos e leigos.

“Pedimos a dois irmãos bispos para aprofundarem os estudos sobre o tema, buscando conhecer iniciativas de outras dioceses, para que seja preparado um subsídio. Essas orientações deverão ser apresentadas no Conselho Episcopal Regional (Conser), em outubro”, afirmou o vice-presidente da CNBB NE 2 e bispo da Diocese de Caicó (RN), dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC.

“Vos estis lux mundi”, que é fruto do encontro sobre a proteção dos menores realizado no Vaticano em fevereiro deste ano, define que o departamento faça a devida acolhida do denunciante e da vítima, inclusive com a colaboração de leigos qualificados. “Será uma primeira etapa antes de se iniciar um processo canônico, para essa fase, segue-se o que é de praxe no direito romano que é oferecer provas consistentes que corroborem a acusação”, disse dom Antônio Carlos.

O encaminhamento desse tema foi feito durante as reuniões do CEP e do CPD, realizadas terça (20) e quarta (21), na sede da CNBB NE 2, no Recife. Os grupos também decidiram pela confecção de um subsídio especial para o mês de maio. O documento vai propor 31 encontros de espiritualidade mariana já a partir do ano que vem.

Bispos e padres ainda avaliaram a experiência da Campanha da Fraternidade (CF) 2019 no Regional e anunciaram a realização do Seminário de Preparação para a CF 2020, nos dias 5 e 6 de dezembro em Caruaru (PE). Para esse encontro cada diocese e arquidiocese poderá enviar até cinco pessoas.

Os membros do CEP e do CDP também partilharam as expectativas para a celebração do Mês Extraordinário Missionário em cada Igreja particular e da missa de aniversário de 80 anos do 3º Congresso Eucarístico Nacional, que será no dia 3 de setembro, no Recife. “O congresso não pode acontecer somente em alguns dias, queremos que todo o Regional esteja em sintonia assimilando o espírito desse evento ao longo do ano”, declarou dom Antônio Carlos.

A 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN2020) será entre os dias 12 e 15 de novembro, no Recife. O tema do evento será “Pão em todas as mesas.

Material como cartazes e panfletos contendo o hino e a oração do CEN2020 foram entregues aos representantes das quatro arquidiocese e 13 dioceses presentes na reunião. Camisas também foram enviadas às Igrejas particulares onde poderão ser adquiridas por R$ 20, parte do recurso arrecadado será direcionado para as paróquias que realizarem a venda das peças.

Assembleia

A equipe responsável pela organização da Assembleia Pastoral Regional se reuniu na noite da terça para dar prosseguimento ao planejamento da edição deste ano. De acordo com o presidente da CNBB NE 2 e bispo da Diocese de Garanhuns (PE), dom Paulo Jackson de Sousa, as comissões de trabalho foram definidas e o logotipo avaliado.

A 58ª Assembleia Pastoral Regional será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). Conforme apresentado pelo secretário da presidência do Regional e bispo da Diocese de Cajazeiras (PB), dom Francisco de Sales Alencar Batista, o encontro terá como tema “A comunhão missionária do Regional NE 2 à luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, e lema “…eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (At 2,42)”.

Os membros do CEP e do CDP voltarão a se reunir no próximo dia 20 de outubro também na sede da CNBB NE 2.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X