Notícias, Notícias gerais › 14/05/2015

Santa Cruz celebra festa de Santa Rita de Cássia

Imagem de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura, em Santa Cruz (Foto: Cacilda Medeiros)

Uma vasta programação religiosa e social está sendo desenvolvida pela comunidade de Santa Cruz, no período de 13 a 22 de maio, em honra da padroeira, Santa Rita de Cássia. Neste ano, a festa tem como tema: “Santa Rita e a Eucaristia: perfeita comunhão de amor”. Diariamente, há caminhada, recitação do Ofício de Nossa Senhora e do terço, novena e quermesse. A programação sócio-cultural vai ser desenvolvida durante todo o período festivo, com feira de artesanato,  jantar, motoromaria, festival de prêmios, cavalgada, escolha da mais bela voz estudantil, arrasta fé, e apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O novenário conta com a participação de padres e bispos convidados. Neste dia 14, a novena tem como pregador, o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz; no domingo, 17, o pregador é o arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, e no dia 18, o bispo de Guarabira (PB), Dom Francisco Lucena.
No dia 22, a programação de encerramento, vai contar com a celebração de cinco missas: às 7h, no Santuário de Santa Rita, presidida pelo pároco, Padre Vicente Fernandes; às 9h, na Matriz, missa solene, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo; às 10h, missa dos romeiros, no Santuário, presidida pelo vigário paroquial, Padre Jorge Alves; às 12h, missa da coroa de Santa Rita, na Igreja Matriz, presidida pelo pároco da Paróquia de São João Batista, em Arez, Padre Aerton Sales; e, às 15h, missa do peregrino, em frente à matriz, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. No final, acontecerá procissão com a imagem da padroeira, pelas principais ruas da cidade, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.
“Convidamos todos os devotos de Santa Rita a participarem desta festa. Teremos a alegria de acolher a todos”, diz o pároco, Padre Vicente Fernandes. “Este ano, montamos uma equipe de acolhida. No dia 22, na área de estacionamento dos ônibus, teremos uma equipe para acolher os peregrinos, com música e muita alegria. A equipe foi montada em parceria com a secretaria municipal de turismo”, acrescenta.