Destaques › 25/11/2014

Segundo dia da Assembleia começa retrospectiva do Plano Pastoral

Pe. Paulo Henrique (Fotos: Cacilda Medeiros)

Pe. Paulo Henrique
(Fotos: Cacilda Medeiros)

Na manhã desta terça-feira, 25, o segundo da 54ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana, o Padre Paulo Henrique da Silva, diretor da Faculdade Dom Heitor Sales, fez uma exposição sobre o Plano Pastoral Arquidiocesano 2012-2015. “Este primeiro momento é uma reflexão para lembrarmos a história do nosso plano, como chegamos à sua construção e também algumas prospectivas que estão no plano e surgiram nos anos posteriores à assembleia de 2012, quando foi construído o plano”, disse Padre Paulo, ao iniciar a explanação.

O padre também lembrou que a CNBB aprovou cinco urgências e para cada uma delas foram colocadas perspectivas de ação para a vivência no discipulado de Cristo e na missão da Igreja. Essas urgências serviram de base para a construção do plano pastoral. “A 51ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana, de 2011, procurou seguir as urgências propostas pela CNBB, construindo um plano de perspectivas, metas e ações para os anos de 2012-2015. A Igreja Arquidiocesana vive as preocupações pastorais da ação evangelizadora”, destacou. E acrescentou: “a posse de Dom Jaime Vieira Rocha, como 6º Arcebispo de Natal, trouxe uma nova perspectiva para a evangelização da Igreja de Natal”.

Uma novidade que influenciou a ação pastoral da Igreja de Natal, segundo Padre Paulo, foi a eleição do Papa Francisco e as surpresas provocadas pela sua ternura e fuga de qualquer autocentralismo. “A escolha do nome Francisco, como ele mesmo afirmou, apresentou o seu plano pastoral: ‘Como sonho com uma Igreja pobre, para os pobres’. Mas não somente ajudar os pobres. Não somente dizer que os pobres são importantes. Ser pobre é o grande desafio. Deixar de querer ser autoreferencial. O espírito de Bergoglio foi com certeza preparada pelo ato de Bento XVI. Um homem simples, sem pretensões de poder, renunciando ao papado mostrou à Igreja e ao mundo que nenhum poder é maior que o poder do Amor de Deus que enviou seu Filho ao mundo para salvar a todos”, frisou.

a2Sobre este ano de 2014, no contexto do Plano Pastoral Arquidiocesano, Padre Paulo Henrique destacou o desenvolvimento da Campanha ‘O Catecismo em cada lar’, com ênfase nas escolas da fé, nas paróquias, como ações importantes realizadas.

Na programação da 54ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana, para esta terça-feira, acontecerá, ainda pela manhã, uma exposição sobre as atividades previstas para o ano 2015. Depois, em grupos, por zonais, as paróquias vão definir ações pastorais para o próximo ano.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X