Notícias › 13/10/2021

Sino volta à torre da antiga Catedral

Foto: Daniel Viana

Nesta quinta-feira, 14, às 9 horas, o sino da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, volta à torre do templo, depois de passar por uma revitalização. O sino foi fundido em 1873, durante o Império do Brasil, e faz parte da vida da cidade do Natal há 148 anos. O instrumento foi feito no estado de Pernambuco, pelo sineiro Manoel dos Santos Villaça, e desde então, foi fixado no campanário da torre da antiga Catedral.

Uma das muitas histórias que envolve este sino centenário é do período do paroquiato do Padre João Maria Cavalcanti de Britto. Durante a grande epidemia de varíola, que assolou a cidade do Natal, no final do século 19, o sino era repicado de forma fúnebre a cada morte.

A restauração do sino faz parte de um conjunto de revitalizações na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação.